10 fases marcantes do Sonic no Mega Drive - BitBlog

10 fases marcantes do Sonic no Mega Drive

Eu só tive dois videogames durante toda a vida. O PS4, que eu jogo atualmente quando tenho um tempo sobrando, e o incrível, maravilhoso e supremo Mega Drive, que marcou minha infância. Acho que já deu para perceber por qual eu tenho mais apego, né? Diego falou em um post por aqui sobre o console favorito dele e qualquer dia eu prometo que escrevo sobre o meu. Como eu jogava muito Sonic no Mega Drive, resolvi montar minha lista de dez fases marcantes para vocês.

Quando eu falo “marcantes” é porque se fossem as fases mais legais, chatas, fáceis ou difíceis, faria escolhas diferentes. É uma seleção muito pessoal e se fazê-la já é difícil, pior ainda é criar um ranking. Uma coisa legal é que algumas dessas fases devem retornar em Sonic Mania e eu estou bem empolgado para ver isso acontecer.

10) Angel Island Zone (Sonic the Hedgehog 3)

É a fase que abre o Sonic 3 e, pela primeira vez, conhecemos Knuckles. É bom citar que durante toda a minha infância eu achava que ele era, na verdade, uma menina. A confusão acontecia porque eu não percebia a cor dele como vermelho, mas como rosa, e ainda chamava de “quinúcles”. Além de ser o primeiro contato com o Sonic 3, o cenário muda na passagem do ato 1 para o ato 2, quando uma máquina do Robotnik incendeia a ilha. Também é bacana jogar a parte final antes do chefe, quando Sonic corre para escapar de um avião que tenta bombardeá-lo. Outro fator que torna Angel Island marcante é a “descoberta” de um novo caminho na pele de Knuckles, quando se usa o recurso lock-on com o cartucho do Sonic & Knuckles.

9) Casino Night Zone (Sonic the Hedgehog 2)

Peraí, o que aconteceu? Isso ainda é Sonic mesmo? Esse pensamento provavelmente passou pela cabeça de qualquer pessoa que jogou o Sonic 2. De repente parece ter anoitecido naquele jogo tão colorido e o cenário é invadido por bastante neon. Mas assim que passa a estranheza, você descobre como é divertido fazer Sonic quicar naquelas estrelas em formato de prato e atirá-lo nos slots para arriscar a própria sorte. Sem contar que a fase é toda muito bem sonorizada.

8) Carnival Night Zone (Sonic the Hedgehog 3)

Eu não sou um grande fã desta fase. Para dizer a verdade, a odiei por muito tempo e é justamente por isso que ela entrou nesta lista. Quem é viciado em Sonic já deve ter imaginado o motivo: o maldito barril. Se você não captou a informação, calma que eu explico. Na Carnival Night Zone, existem barris vermelhos que giram no seu próprio eixo, mas só saem do canto quando Sonic pula em cima deles (uma espécie de “efeito mola”) ou usa os botões Up e Down (cima e baixo) do joystick. O problema é que a mecânica de Sonic é toda em cima de pular e correr. Esses botões acabam sendo pouco utilizados – apenas para dar o giro supersônico. Além disto, nesta fase os barris bloqueiam passagens, mas apenas um deles é quase impossível de liberar o caminho apenas pulando em cima. Só que muita gente – incluindo eu – demorou a sacar que precisava apertar cima e baixo. Lembrem que internet era pouco difundida há 20 anos. O resultado é que vários jogadores ficavam presos nesta fase por conta disso. Antes de ganhar meu cartucho de presente, eu ia a uma locadora perto de casa. Então imagine a frustração de pagar por um cartucho no fim de semana e sempre ficar preso no mesmo ponto do jogo.

7) Sky Chase Zone (Sonic the Hedgehog 2)

Possivelmente a única fase do Sonic 2 onde Tails tem seu momento de glória e faz alguma coisa além de servir de saco de pancadas e morrer. A bordo do avião Tornado, o jogador controla Sonic nesta fase que possui apenas um ato. Além de ter uma boa trilha sonora, Sky Chase explora uma mecânica um pouco diferente e é legal acertar o tempo dos pulos para destruir os inimigos antes que eles atingam você.

6) Sky Sanctuary Zone (Sonic & Knuckles)

Uma das fases mais queridas pelos fãs de Sonic no Mega Drive. Marcante porque, na pele de Knuckles, o jogo acaba aqui. Mas com Sonic ou Tails, é a hora que você precisa se despedir de Knuckles justo quando começa a gostar dele. Além disso, tem uma cena logo no início que dá a entender que ele morreu, então dá uma pena. Mas na verdade ele aparece vivinho da silva nos créditos. Sky Sanctuary também promete lutas contra Mecha Sonic, uma versão atualizada do “Sonic robô” da última fase do Sonic 2.

5) Mushroom Hill Zone (Sonic & Knuckles)

É a primeira fase do Sonic & Knuckles. Além de ser bem extensa, a divisão do cenário em três momentos de cores inova em relação aos títulos anteriores da franquia. Mushroom Hill parece ter saído de Alice no País das Maravilhas. O estágio é repleto de cogumelos que dão impulso a Sonic, caso o jogador pule em cima deles. A batalha com o Dr. Robotnik tem um nível de dificuldade maior se comparada com o chefe da primeira fase de Sonic 2.

4) Icecap Zone (Sonic the Hedgehog 3)

Impossível não gostar de uma fase que começa com Sonic esquiando em alta velocidade e coletando vários anéis. Particularmente, é uma das minhas fases favoritas do Sonic no Mega Drive. Acho que o tema do gelo ficou muito legal, os inimigos e obstáculos são interessantes e a trilha sonora é um espetáculo a parte. Sem contar que os arranjos são inspirados em Michael Jackson. Alguns apontam que os acordes vêm de Who Is It, enquanto outros percebem semelhanças com Smooth Criminal (na versão do filme Moonwalker).

3) Death Egg Zone (Sonic & Knuckles)

Além de ser uma fase extremamente difícil, com várias armadilhas e obstáculos, é a que encerra o jogo se você não tiver conseguido todas as esmeraldas do caos. Ela se passa dentro do Death Egg do Robotnik e traz como chefe final um novo “robozão”. Pelo menos era assim que eu chamava ele quando criança. A parte mais marcante para este que vos escreve é que antes do último boss há um chefe que eu derrotei com a ajuda da minha mãe, quando era criança. Isso porque Sonic não deveria acertá-lo – já que ele usa um escudo para se defender – mas usar a inversão de gravidade da fase para provocar dano. Eu, com toda minha experiência em Sonic, não tinha reparado nisso de imediato. Quem percebeu e me deu a dica? Mamãe.

2) Hidden Palace Zone (Sonic & Knuckles)

É o momento mais “místico” da franquia clássica, na minha opinião. Trilha sonora e design impecáveis. Aqui ficam guardadas as esmeraldas do caos e é onde acontece a grande reviravolta de Sonic & Knuckles, em que as coisas começam a fazer sentido e Knuckles deixa de ser visto como um vilão. Antes disso acontecer, você tem a chance de se vingar e dar uma surra nele. Pena que Hidden Palace é curta e deixa aquele gostinho de “quero mais”.

1) Emerald Hill Zone (Sonic the Hedgehog 2)

Não tinha como ser outra. Como não amar a fase que foi o seu primeiro contato com Sonic, personagem favorito da indústria dos videogames? Como não brilhar os olhos ao falar do seu primeiro cartucho, que veio junto com o console? Essa escolha, porém, não é apenas sentimental. Emerald Hill é muito bem feita, com cores vibrantes, trilha sonora memorável e um “twist” que ficou para sempre na lembrança de qualquer fã do ouriço azul.