10 games clássicos que você jogou na sua infância

10 games clássicos que você (provavelmente) jogou na sua infância

Se você nasceu entre 1980 e 1990, a chance de um dos jogos listados abaixo ter feito parte da sua infância é grande. O BitBlog listou alguns clássicos da década de 90. Você lembra deles?

10) Final Fantasy VII
Plataforma: PlayStation
Data de lançamento: 31 de janeiro de 1997 (EUA)

O mercenário Cloud Strife e seus amigos partem em busca de explicações sobre experimentos realizados no planeta em que vivem. Executados por uma organização corrupta chamada ShinRa, os mesmos estão consumindo os recursos naturais e causando problemas sociais. Este é o enredo do sétimo episódio de Final Fantasy, um sucesso do PS1 que já vendeu cerca de 10 milhões de cópias em todo o mundo.

09) Starcraft
Plataformas: PC, Mac e Nintendo 64
Data de lançamento: 31 de março de 1998 (EUA) – PC

O primeiro grande sucesso da Blizzard, Starcraft envolve a guerra entre espécies galácticas. O clássico de estratégia ainda é jogado no PC de forma online nos dias atuais, pois conta com uma base fiel de fãs.

08) Counter-Strike
Plataformas: PC, Mac, Linux e Xbox
Data de lançamento: 19 de junho de 1999 (EUA) – PC

O popular “mod” de Half-Life para partidas multiplayer online fez bastante sucesso, ao ponto de virar um game próprio cinco anos depois no Xbox. Counter-Strike consiste em disputas entre terroristas e contra-terroristas, através de dezenas de armas e inúmeros cenários. “CS”, como é chamado pelos fãs, foi um dos maiores responsáveis pela massificação das Lan Houses há mais de 10 anos (e por muitas notas baixas na escola também).

07) Pokémon Red & Blue
Plataforma: Game Boy
Data de lançamento: 28 de setembro de 1998 (EUA)

Pokemon Red e Blue

O título que massificou o Game Boy no Ocidente e que deu início a uma das franquias mais rentáveis de todos os tempos. As versões Red e Blue tinham a mesma estória, mas cada uma tinha alguns monstrinhos exclusivos. Era possível se conectar ao Game Boy de outro amigo via cabo Game Link, viabilizando partidas multiplayer e troca de Pokémon entre os jogadores.

06) Resident Evil
Plataformas: PlayStation, Saturn, PC e Nintendo DS
Data de lançamento: 22 de março de 1996 (EUA) – PS1

A famosa série de horror começou no PS1, com um game assustador e repleto de desafios. A saga de Chris Redfield e Jill Valentine em busca de seus companheiros desaparecidos nas dependências de Raccoon City impulsionou dezenas de sequências, filmes e até livros.

05) Chrono Trigger
Plataformas: Super Nintendo
Data de lançamento: 22 de agosto de 1995 (EUA) – SNES

Contando com um time de renomados produtores, desenhistas e músicos, Chrono Trigger marcou a década de 1990 com o seu enredo cativante e personagens carismáticos. As viagens de Chrono pelo tempo para salvar o mundo até hoje estão nos corações de milhões de fãs.

04) Sonic the Hedgehog 2
Plataformas: Mega Drive, Master System
Data de lançamento: 21 de novembro de 1992 – Mega Drive

O segundo jogo da franquia Sonic é um dos mais lembrados. Com a introdução do herói Tails e o novo movimento Spin-Dash, este foi um título obrigatório para quem tinha o Mega Drive. Uma versão alternativa para Master System, com menos recursos e fases diferentes, também foi lançada, mas não obteve o mesmo sucesso.

03) Super Mario 64
Plataforma: Nintendo 64
Data de lançamento: 26 de setembro de 1996 (Américas)

A primeira aventura de Mario em ambientes tridimensionais revolucionou a indústria e criou novos paradigmas. Este foi o game que impulsionou o Nintendo 64 no lançamento, além de ter representado uma das transições mais elogiadas de um mascote do 2D para o 3D. A essência da série foi mantida, mesmo com tantas novidades.

02) Super Metroid
Plataforma: Super Nintendo
Data de lançamento: 18 de abril de 1994 (EUA)

A saga solitária da caçadora de recompensas Samus Aran no planeta Zebes se mostrou um dos jogos mais maduros da geração 16-bit. Enquanto Samus procura os malignos Space Pirates e recupera seus equipamentos, o jogador vai se envolvendo profundamente com o enredo.

01) The Legend of Zelda: Ocarina of Time
Plataforma: Nintendo 64
Data de lançamento: 23 de novembro de 1998 (Américas)

A jornada de Link para impedir a destruição do mundo por Ganondorf  – enquanto usa sua Ocarina para mudar o clima, o horário e até para se teletransportar – é tão envolvente, tão imensa e tão épica que ainda é considerada o melhor Zelda de todos os tempos. Para muitos, além disso: Ocarina of Time é também avaliado como o melhor título da história.


E você, se identificou com a lista? Faltou algum jogo dos anos 90? Queremos a sua opinião nos comentários.