Afinal, o Uber vem ou não para o Recife?

Afinal, o Uber vem ou não para Recife?

Nesta semana, o Uber voltou a divulgar vagas para a capital pernambucana, Porto Alegre e São Paulo, cidades em que chegou a ser proibido de operar por lei. No caso de Pernambuco, é importante lembrar que o famoso serviço de transporte particular jamais aportou em terras recifenses, embora várias vagas tenham sido criadas desde meados de 2015.  Enquanto não existe nenhum plano de expansão definido para o Nordeste – pelo menos oficialmente – as movimentações do Uber reacendem as dúvidas. Afinal, vem ou não para o Recife?

Vagas Uber Recife

O BitBlog entrou em contato com a assessoria de comunicação do Uber na tarde da última terça-feira (12) e ouviu, de maneira taxativa, que não há nada para ser anunciado. A equipe de comunicação também nos disse que a empresa faz planejamentos semanais e, independentemente da questão do Recife, é inviável falar sobre uma visão de longo prazo e as metas para este ano.

Portanto, oficialmente, a vinda do Uber para o Recife não é confirmada e dada como especulação.

Agora vamos a uma análise dos fatos. Análise que é subjetiva – até por este espaço se tratar de um blog – e é quando saio do oficial para dizer o que eu penso.

Não me parece fazer sentido uma empresa do porte do Uber abrir quatro vagas em postos de comando – coordenador de operações, gerente de marketing, gerente de operações e logística e gerente geral – sem que exista, ao menos, interesse em operar aqui. É verdade que as vagas estão lá há um bom tempo e talvez não exista nem uma previsão. Mas há indícios de pelo menos interesse no Recife.

Três das quatros vagas são até categorizadas como Operations & Launch (= operações e lançamento). Além disso, há vagas abertas em São Paulo para cargos de gerência tanto no Sudeste como no Nordeste.

uber gerentes regionais

Outro ponto que chama a atenção é que a forma de comunicar as oportunidades de carreira mudou. Neste post antigo, observamos que a descrição da vaga – sempre em inglês – chegava até a alfinetar os taxistas. Agora não há mais referência à categoria, que virou a inimiga número 1 do Uber.

operations coordinator uber recife

vaga de coordenador de operações também sugere uma expansão para a capital pernambucana ao dizer que a pessoa “dará suporte à equipe enquanto continuamos a aumentar nossa presença no Recife”. Adiante, na mesma vaga, a descrição usa a expressão shape a new brand in Recife, que pode ser traduzida como trabalhar no desenho de um novo modelo para o Recife.

operations coordinator uber recife 2

Questionada sobre a descrição da vaga, a assessoria de comunicação se limitou a falar apenas que “não significa nada” e manteve a posição oficial de que o Uber no Recife é especulação.

Em dezembro do ano passado, foi publicado um estudo do CADE – o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – onde foi analisado o impacto do Uber no mercado de táxis. A conclusão do relatório, que você pode ler na íntegra aqui, é a seguinte:

“A análise do período examinado, que constitui a fase de entrada e sedimentação do Uber em algumas capitais, demonstrou que o aplicativo, ao contrário de absorver uma parcela relevante das corridas feitas por táxis, na verdade conquistou majoritariamente novos clientes, que não utilizavam serviços de táxi. Significa, em suma, que até o momento o Uber não “usurpou” parte considerável dos clientes dos táxis nem comprometeu significativamente o negócio dos taxistas, mas sim gerou uma nova demanda”

O que um relatório divulgado no mês passado tem a ver com este post?

As capitais escolhidas para o estudo foram São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Distrito Federal (no grupo de tratamento) e Recife e Porto Alegre (no grupo de controle). A metodologia, bastante comum nesse tipo de estudo, é explicada no relatório a partir da página 9. Para ler, veja o link acima.

A assessoria do Uber informou ao BitBlog que não teve qualquer participação na escolha das cidades do grupo de controle no estudo do CADE. De uma forma ou de outra, é impossível deixar de notar que uma recebeu o Uber em novembro do ano passado e a outra está com quatro vagas em aberto.

É um levantamento que, sem dúvida, torna-se um grande argumento a favor da expansão do Uber por outras capitais brasileiras, incluindo o Recife.

Mas, oficialmente…

Bem, oficialmente vocês já sabem.