Morre o presidente da Nintendo, Satoru Iwata

Morre o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, aos 55 anos


Através de um comunicado oficial, a Nintendo anunciou que o seu presidente, Satoru Iwata, faleceu neste sábado (11), vítima de um câncer no ducto biliar. Não foi divulgado quem assumirá o posto até o momento.

Em 2014, o executivo passou por uma cirurgia nas vias biliares para a retirada de um tumor e ficou meses ausente do trabalho, o que o impediu de participar da feira E3. Neste ano, mais uma vez, Iwata não compareceu ao evento, sem prestar grandes explicações.

A empresa afirma que Shigeru Miyamoto e Genyo Takeda permanecem, por enquanto, nos postos de diretores representantes.

Uma carreira de sucesso

Satoru Iwata, nascido em 6 de dezembro de 1959, se destacou na indústria japonesa como um excelente programador. Após se formar, ele ingressou no estúdio HAL Laboratory, subsidiário da Nintendo, em 1983. Foi lá que Satoru produziu as franquias Earthbound e Kirby, ambas de grande sucesso. Em 2000, ingressou na Nintendo, onde era considerado um “desenvolvedor genial”, nas palavras do então presidente Hiroshi Yamauchi – que cedeu o posto para o seu aprendiz em 2002.

Um dos primeiros desafios, no papel de CEO da Nintendo, foi projetá-la de volta ao sucesso. Após o desempenho comercial fraco do GameCube, Iwata colaborou com o desenvolvimento do Wii, o console de mesa de maior sucesso da empresa até hoje, com mais de 100 milhões de unidades comercializadas. Também foi responsável pelo Nintendo DS, que ocupa junto ao PlayStation 2 o posto de aparelho de videogame mais bem-sucedido da história, com cerca de 150 milhões de portáteis vendidos.

O lançamento de hardware mais recente até aqui, na gestão do CEO, foi o Wii U, anunciado por ele na E3 2011.

Acompanhe a repercussão da morte no Twitter:


Em uma de suas mais conhecidas citações, durante uma conferência em 2005, teria dito: “No meu cartão de trabalho, eu sou presidente corporativo. Na minha cabeça, eu sou um desenvolvedor de jogos. Mas, no meu coração, eu sou um gamer”.

Descanse em paz, Satoru Iwata. :(