AgendaRun's traz um completo calendário de corridas

Aplicativo AgendaRun’s traz calendário de corridas

Todo mundo sabe que futebol é o grande esporte dos brasileiros.

Mas, nesta época de fim de ano, quando os campeonatos já acabaram, um dos eventos esportivos de maior visibilidade no país é a Corrida Internacional de São Silvestre. A 91ª edição, programada para o dia 31 de dezembro, reunirá corredores de 37 países e de todos os estados do Brasil, com cerca de 30 mil pessoas.

Embora o circuito seja o mais famoso, existem várias outras corridas que recebem pouca divulgação e passam batidas até pelos atletas. De acordo com o aplicativo AgendaRun’s, serão realizadas pelo menos 50 apenas em janeiro. O app, disponível gratuitamente para Android e iOS, é uma criação da WEEDO.it, uma startup pernambucana que desenvolve aplicativos mobile, sites e web apps.

A ideia surgiu a partir da necessidade de um dos sócios, Gustavo Lins, que sentia dificuldade em manter atualizado o seu próprio calendário de corridas e chegou a perder eventos por conta disso. O desenvolvimento do AgendaRun’s levou dois meses, incluindo desde estudos para projetar o app ao lançamento, no segundo semestre deste ano.

De acordo com Victor Sá, que também é sócio da WEEDO.it, a equipe validou a ideia através de apresentações para amigos atletas e grupos de assessoria esportiva. Ele explicou que a maior parte deles sabia das corridas mais populares e precisava recorrer a diversos sites para reunir as informações necessárias.

Particularmente, eu não me considero público-alvo do AgendaRun’s. Para ser bem sincero, mal corro dez minutos na esteira da academia, embora admire os amigos que se engajam em maratonas aqui no Recife. Mesmo assim, baixei o aplicativo para ver como ele funciona.

AgendaRun's 1

A interface é muito simples. O app funciona como um grande catálogo e as principais vantagens são as atualizações constantes e o fato de concentrar as informações mais importantes em um só lugar. No menu, há a Home – que traz os próximos eventos em ordem cronológica – e a Minha Agenda, uma espécie de favoritos.

Os usuários ainda podem filtrar as corridas por estado, mês e modalidade. Corrida de rua, meia maratona, revezamento e triathlon são algumas das opções para segmentar os resultados.

AgendaRun's 2

Na minha opinião como usuário, entretanto, falta lapidar alguns detalhes que podem melhorar a experiência de quem utiliza o aplicativo. Na Home, em dados momentos, a ordem cronológica é quebrada e os eventos ficam um pouco misturados.

Também achei um pouco estranho, esteticamente falando, o que acontece quando você tenta ver o regulamento das corridas. Em vez de carregar o conteúdo no app, ele exibe uma página em branco pedindo para acessar uma URL. Se for uma questão de evitar deixar o aplicativo pesado, acredito que uma escolha mais adequada seria transformar a palavra Regulamento em um link, cortando essa tela.

A última sugestão é acrescentar uma funcionalidade para localizar o local das provas em aplicativos de mapas. Talvez até já esteja no roadmap da equipe, mas fica aqui a ideia do BitBlog. Vale destacar que apesar das ponderações, o aplicativo é bem completo e deve agradar os mais distintos perfis de corredores.

A WEEDO.it planeja trabalhar na divulgação do AgendaRun’s para aumentar a base de usuários – atualmente em 6 mil no Brasil – e monetizar através de publicidade. Como tem um público bem definido, a expectativa é despertar o interesse de marcas com o mesmo perfil de cliente.

Em janeiro, o aplicativo deve ganhar uma nova versão que promete melhorias na usabilidade. Novas funcionalidades estão previstas, como inscrição e login pelo app, compartilhamento mais fácil e sincronização com um novo portal.