Bug no Instagram expõe privacidade de usuários

Bug no Instagram expõe privacidade de usuários

Recentemente, o Instagram liberou um recurso que era aguardado há bastante tempo pelos seus utilizadores: a possibilidade de gerenciar múltiplas contas no mesmo aparelho, sem a necessidade de ficar se deslogando do aplicativo o tempo todo.

Mas parece que alguns problemas relacionados à nova funcionalidade começaram a aparecer. O portal Android Central escreveu no último domingo (14) sobre um bug no Instagram que expõe a privacidade dos usuários.

E como isso ocorre?

Imagine que você é Pedro e trabalha fazendo o gerenciamento de redes sociais em uma agência de marketing digital. No seu smartphone, o aplicativo do Instagram pode alternar entre sua conta pessoal e a conta de alguma marca que sua agência atende. Se um colega de trabalho seu também tiver a conta desta marca no Instagram dele, ele poderá ver algumas notificações do seu perfil pessoal e vice-versa.

Em resumo:

Pedro tem as contas A (pessoal) e B (profissional) no Instagram.

João tem as contas B (profissional) e C (pessoal).

Pedro recebe notificações da conta C e João recebe notificações da conta A. Na verdade eles só deveriam receber da conta B, que é comum aos dois.

De acordo com o Android Central, isso acontece simplesmente pelo fato de ambos compartilharem uma conta em comum, mesmo se tratando de aparelhos distintos. Há vários relatos de usuários confirmando o problema. O mais estranho é que não é sempre que ele ocorre. Também vale lembrar que o bug não permite o acesso a conteúdo restrito, ele apenas exibe notificações de um perfil que o usuário não possui.

O Instagram já se pronunciou e falou que está trabalhando em uma atualização para solucionar a falha.