Dez vídeos em time-lapse que vão impressionar você

Dez vídeos em time-lapse que vão impressionar você

O time-lapse é uma técnica cinematográfica que registra a passagem de um tempo maior em um tempo menor. É mais ou menos como retratar meses ou anos em alguns minutos. O movimento do vídeo pode ser acelerado ou retardado, mas sempre com esta noção de um intervalo de tempo resumido na filmagem. O BitBlog selecionou dez vídeos em time-lapse que vão impressionar você. Confira:

#1: Jibóia engole jacaré

Cobras sempre são assustadoras, venenosas ou não. Um dos motivos é a capacidade que elas possuem de engolir presas com dimensões superiores à propria boca. Isso acontece porque esses répteis têm pele elástica, além de ossos e costelas muito flexíveis. Neste vídeo, em velocidade acelerada, uma jibóia devora um jacaré.


#2: O crescimento de Lotte

Um cineasta holandês decidiu gravar um time-lapse de sua filha mostrando o crescimento dela. O resultado são imagens mostrando Lotte, desde recém-nascida até completar 14 anos de idade. Toda semana ela era filmada por pelo menos 15 segundos. O vídeo dura pouco mais de quatro minutos.


#3: Padrões de beleza ao longo de um século

Você já parou para observar como os padrões de beleza de hoje não são os mesmos de antigamente? Neste vídeo em time-lapse, uma modelo é maquiada e tem o cabelo produzido para relembrar os ideais estéticos dos anos 1910 a 2010. Qual você prefere?


#4: Desabrigado passa por transformação

A ONG Degage Ministries convidou Jim, um morador de rua pobre e alcoólatra, a participar de uma transformação física. O incrível – e emocionante – processo de mudança foi registrado em time-lapse. Depois da filmagem, ele decidiu frequentar as reuniões dos Alcoólicos Anônimos.


#5: Brincando de LEGO

Eu nunca fui bom com quebra-cabeças, muito menos tinha habilidade com LEGO. Justamente por isso estou me sentindo humilhado ao ver os vídeos em time-lapse de Evan, um garoto de nove anos que possui um canal no YouTube. Neste aqui, ele monta um LEGO da Estrela da Morte, de Star Wars. Levou mais de 20 horas, que estão condensadas em três minutos.


#6: Aurora Boreal

A aurora boreal é um dos fenômenos da natureza mais fascinantes que existem. Geralmente é avistada nas regiões mais ao norte do planeta, sob condições meteorológicas bem específicas. Essas imagens do National Geographic foram captadas em uma única noite na Noruega.


#7: Filhotes correm para a comida

Colby e Bleu são dois adoráveis cachorrinhos, filhotes da raça Golden Retriever. Na hora da comida, eles sempre se desesperam e saem correndo pela casa. Os donos resolveram fazer um vídeo mostrando a reação deles na hora do jantar durante nove meses.


#8: Namíbia

Os autores deste vídeo visitaram os desertos da Namíbia, país do continente africano, todos os anos durante uma década para fotografar a bela paisagem. Nos últimos dois anos, produziram um time-lapse que mostra estrelas, árvores e a geografia rochosa.


#9: Feijão no algodão

Quem nunca plantou feijão no algodão? Ciências era uma das minhas disciplinas favoritas nos primeiros anos do colégio e claro que fiz essa experiência inúmeras vezes. Aqui temos a oportunidade de ver um time-lapse dos feijões germinando ao som de uma maravilhosa trilha do jogo Chrono Trigger.


#10: Um dia no Aeroporto de Haneda

Considerado o quarto aeroporto mais movimentado do mundo, o Aeroporto de Haneda, localizado em Tóquio, no Japão, é cenário deste impressionante vídeo misturando as técnicas de time-lapse e tilt shift. As imagens mostram aviões taxiando, pousando e decolando, sempre rodeados de uma enorme estrutura para garantir o funcionamentos das operações.