Estúdios criticam postura da Nintendo com o NX

especulamos bastante sobre o Nintendo NX, mas não somos os únicos sem informação. Até mesmo os desenvolvedores de games estão se sentido perdidos, devido à falta de informações relacionadas ao novo sistema.

Martin Sahlin, do time responsável por Unravel, manifestou ao GamingBolt que gostaria de saber mais sobre o console, mas que a Nintendo está adotando uma postura muito conservadora, sem expor detalhes. “A Nintendo queria que nós propuséssemos algo para o NX, para só depois falar mais informações. Como podemos propor ideias para algo que nem sabemos o que é?”, questionou.

Já Thomas Mahler, da equipe de Ori and the Blind Forest, foi mais incisivo em conversa com a Eurogamer: “a Nintendo ainda não entregou qualquer kit de desenvolvimento. Provavelmente, irá vender o NX em 2016. Posso já garantir que simplesmente não terá jogos, pois não é possível criar algo em menos de um ano. Quer dizer, até pode, mas será um lixo”.

Nintendo NX - Patente do controle - 2Ainda é cedo pra saber se os estúdios vão curtir a ideia do controle “inovador”

Por outro lado, um rumor apontado por Liam Robertson – o mesmo que está prevendo Paper Mario no Wii U – aponta que a EA está mantendo negociação com a Nintendo para desenvolver jogos para o seu novo console. A EA estaria pedindo ajuda para emplacar seus títulos esportivos, como Fifa e Madden NFL. Uma reunião em março entre as partes, de acordo com o rumor, deve selar o rumo do acordo. Não custa lembrar: este último parágrafo é uma informação não oficial.

O que você acha? O NX vai emplacar? Se todos os relatos acima forem verdadeiros, a Nintendo pode estar pensando muito nas empresas grandes e esquecendo das pequenas, o que seria um grande erro. Depois de dar grandes passos neste aspecto com o Wii U, não faz nenhum sentido voltar à idade da pedra…