Facebook e Google disponibilizam ferramentas para ajudar vítimas de terremoto no Nepal - BitBlog

Facebook e Google disponibilizam ferramentas para ajudar vítimas de terremoto no Nepal

Após um forte terremoto de magnitude 7.8 atingir o Nepal, no último sábado, provocando um imenso rastro de destruição e centenas de mortes, Facebook e Google disponibilizaram recursos de “safety check” e “person finder” para a região afetada. As funcionalidades reconhecem se o usuário está no raio atingido pelos tremores e deixam que ele indique se está a salvo, com a possibilidade de também marcar amigos. A ideia é tranquilizar e informar as famílias das vítimas.

O problema maior é que nesses casos de desastres naturais, muitas vezes a região afetada fica sem energia elétrica e telecomunicações, incluindo sinal de internet. As ferramentas são úteis, mas, de certa forma, também podem provocar pânico nos familiares que não conseguirem contato com seus entes no Nepal.

Ainda sobre o terremoto no país asiático, uma das vítimas foi identificada como um executivo do Google, Dan Fredinburg. Ele era chefe de política de privacidade do Google X, uma espécie de laboratório “secreto” da companhia, responsável por desenvolver projetos futuristas e inovadores. Dan Fredinburg trabalhava no Google desde 2007 e a própria irmã dele acessou seu perfil no Twitter para confirmar a morte.