Facebook Messenger pode permitir uso de robôs

Facebook Messenger pode permitir uso de robôs e inteligência artificial

Sem fazer alarde, o Facebook começou a liberar o acesso de alguns desenvolvedores a um SDK – ferramentas de desenvolvimento de softwares ou aplicativos – que permitem o uso de bots (robôs) no Messenger. De acordo com o Techcrunch, o SDK habilitaria funções como envio de mensagens, fotos e localização em resposta a determinados comandos. O objetivo é mirar nas marcas que fazem uso da rede social como SAC 2.0. Nos últimos tempos, Mark Zuckerberg notadamente tem buscado implementar mudanças que facilitem o canal de comunicação entre usuários e páginas. O WhatsApp, infelizmente, ainda patina quando se trata do mercado corporativo.

Embora ninguém possa dizer ao certo se o uso de robôs e inteligência artificial serão realmente liberados no Messenger, muito menos quando, é de se esperar que o projeto saia do papel. Afinal, as automações facilitariam o trabalho de profissionais de social media, agregando valor também ao próprio Facebook.

É importante destacar para o público leigo que os robôs não se tratam exatamente de máquinas, mas de softwares ou scripts que permitem programar respostas e ações para comandos específicos na janela de chat do Messenger.

Imagine que ao enviar “reservas” para a fanpage de um hotel, ela responda automaticamente com as datas e tipos de acomodações disponíveis. Ou um comando “comprar Pepperoni Média” para uma pizzaria, que já começa a preparar o seu pedido. Que tal escrever “agenda” para uma página de um teatro e receber a programação da semana?

Os robôs, a depender do nível de customização oferecido pelo Facebook, poderão fazer coisas desse tipo. Em breve, talvez você esteja falando com um deles sem nem saber.