Facebook alerta recifenses sobre explosão no Paquistão

Facebook envia alerta de explosão no Paquistão para usuários da RMR

Ao longo dos últimos meses, o Facebook tem utilizado com cada vez mais frequência o Safety Check. A ferramenta mapeia áreas onde ocorreram desastres naturais, acidentes ou atentados terroristas e pergunta aos usuários da região se eles estão bem. O objetivo é tranquilizar a rede de contatos dessas pessoas na rede social, funcionando como um meio de comunicação mais rápido para dizer “ok, não aconteceu nada comigo”. Apesar disso, críticos defendem que o recurso pode provocar mais pânico caso os usuários do Facebook optem por não sinalizar suas condições de segurança ou simplesmente passem batido pela notificação.

Polêmicas à parte, uma situação inusitada aconteceu com moradores da Região Metropolitana do Recife na tarde deste domingo (27). Alguns amigos me contaram que receberam um aviso do Safety Check, informando da explosão em um parque, no Paquistão. O atentado terrorista deixou mais de 50 mortos. Entretanto, por algum motivo ainda desconhecido, recifenses foram identificados como se estivessem nos arredores da localidade atingida pela bomba. Diego, que edita o BitBlog comigo, foi um deles e mandou o printscreen que reproduzo abaixo. Ainda não sabemos se outras regiões também receberam a notificação do Facebook erroneamente.

Facebook Safety Check Paquistao

ATUALIZAÇÃO: Acabei de conferir no Twitter e parece que usuários de diversos países, incluindo Estados Unidos e Reino Unido, também receberam a notificação por engano.