Políticos ficam mais expostos com novidade do Facebook

Facebook Reactions expõe insatisfação de brasileiros com a classe política

Mal chegou ao Brasil e o novo recurso do Facebook, o Reactions, já começou a ser utilizado pelos internautas para expressar a insatisfação com a classe política. A novidade da rede social mais usada pelos brasileiros são cinco carinhas (emoticons) alternativas ao botão “curtir”: amei, haha, uau, triste e grr. Enquanto os dois primeiros transmitem sentimentos positivos, o “uau” é neutro e os dois últimos são negativos – expressam tristeza e raiva.

Qual das novas reações você acha que é a mais usada nas publicações de políticos e partidos?

Independentemente de partido A, B ou C e posicionamentos mais à direita ou à esquerda, o BitBlog observou que o novo recurso do Facebook inaugura mais uma modalidade de protesto virtual. Na falta de um botão descurtir, várias pessoas estão marcando postagens neutras e até positivas com a cara da fúria.

É importante ressaltar que este comportamento era até previsível em assuntos que envolvam notícias ruins (como aumento de impostos), embate de ideias e temas controversos. Nessas situações, fica mais difícil interpretar se a reação negativa é dirigida ao autor da publicação ou ao contexto do que ela trata. Especialmente quando se trata de páginas da oposição, que tendem a partir para o confronto. Mas nem sempre é o caso.

Abaixo, colocamos alguns exemplos:

Dilma Rousseff

facebook reactions dilma rousseff

Geraldo Alckmin

facebook reactions geraldo alckmin

José Serra

facebook reactions jose serra

Jair Bolsonaro

facebook reactions jair bolsonaro

Eduardo Cunha

facebook reactions eduardo cunha

PT

facebook reactions partido dos trabalhadores

PSDB

facebook reactions psdb