Minecraft terá versão educativa, anuncia Microsoft

Microsoft vai lançar versão educativa de Minecraft

A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (19), que vai lançar uma versão educacional de Minecraft, popular game de mundo aberto desenvolvido pela Mojang. Desde que viu a luz do dia, em 2009, ele já totaliza mais de 100 milhões de usuários registrados em todo o mundo. O título, para os menos familiarizados, pertence ao gênero sandbox (caixa de areia), o que significa dizer que o jogador cria coisas dentro do ambiente digital – tipo SecondLife, lembra?

Minecraft é todo feito de cubinhos – ou blocos, chame como você preferir – com uma mecânica baseada em mineração e exploração que pega elementos de LEGO. Os jogadores precisam conseguir “material” dentro do game para desenhar cenários, casas e personagens. Ainda está meio perdido? Dá uma sacada no Google Images ou no YouTube para ver como funciona.

O sucesso de vendas de Minecraft e seu apelo criativo despertaram a atenção de professores, que passaram a vê-lo como uma ferramenta educativa. O jogo começou a ser utilizado em aulas de geometria e até em dinâmicas que simulam comércio de produtos.

E aí voltamos ao início desta publicação. A Microsoft, que comprou os direitos de Minecraft, vai lançar uma versão educacional de Minecraft desenhada justamente para facilitar a experiência entre professores e alunos. Um dos diferenciais da edição pedagógica é que ela vai trazer réplicas de ambientes que existem no mundo real (ou melhor, mundo offline, já que o termo mundo real anda em desuso).

Uma plataforma vai funcionar como rede social e ajudar os educadores a compartilhar lições. O Minecraft: Education Edition será disponibilizado gratuitamente para testes no segundo semestre deste ano.