Museu do Videogame volta ao Recife em abril

O ano começa com uma notícia muito legal para os nerds e geeks recifenses. O Museu do Videogame Itinerante vai voltar à capital pernambucana, no Shopping Center Recife, entre os dias 2 e 24 de abril. O sucesso da parceria em 2015 não só favoreceu o retorno, como possibilitou uma nova temporada mais duradoura na cidade. Desta vez serão 22 dias, em vez dos 16 do ano passado. Mas as novidades não param por aí. Está previsto também um concerto temático, com uma orquestra tocando trilhas sonoras de games. O repertório, inspirado no próprio museu, promete agraciar os fãs de clássicos, como Alex Kidd, Sonic e Mario, fora outras surpresas.

A informação é do próprio idealizador do Museu do Videogame Itinerante, Cleidson Lima, que conversou com o BitBlog sobre a volta da exposição interativa ao Recife. A coleção também foi incrementada – passou de 240 para 270 videogames, incluindo tanto consoles como portáteis.

Falando nos portáteis, eles vão receber um espaço especial na próxima edição do museu por aqui. “Vai ter uma ilha com portáteis antigos para as pessoas jogarem, como GameBoy, PSP e Nintendo DS”, adianta. Ele ainda revela outro atrativo: mais raridades no meio da nova coleção, incluindo videogames que pouquíssimas pessoas do mundo viram ou jogaram. Alguns são frutos de garimpos nos Estados Unidos, Paris, Alemanha e Londres.

museu do videogame itinerante

Sobre o concerto – que, na minha opinião, vai ser uma das melhores coisas deste ano – Cleidson nos contou que quer realizar algo que se aproxime da famosa Video Games Live. “Já fizemos em Fortaleza e o público gostou bastante, com uma repercussão ótima. O repertório vai contar a evolução dos videogames. A intenção é fazer com orquestras locais e temos conversas iniciadas. Continuamos abertos a parcerias, mas eu diria que isso está em estágio bem avançado”, afirma.

Os torneios, neste ano, vão ganhar mais destaque no Museu do Videogame. Acontecerão campeonatos de clássicos como Mortal Kombat e Street Fighter. O carro-chefe continuará sendo Just Dance, que promete uma competição muito acirrada.

A exposição começa a rodar o país em fevereiro. Recife provavelmente será a terceira cidade da lista, que também inclui Caxias do Sul, Fortaleza, Manaus, São Luís, Maceió, Florianópolis e Porto Alegre.