Pokémon Go é lançado oficialmente no Brasil

Acabou a longa espera e milhares de brasileiros não precisarão mais escrever no Twitter que são trouxas. Após uma dezena de previsões furadas, Pokémon Go foi lançado oficialmente no Brasil na noite desta quarta-feira (03). Enquanto o esperado momento não chegava, o jogo seguiu uma trajetória de fazer inveja a qualquer montanha russa. Depois de ver a luz do dia e elevar (para em seguida derrubar) as ações da Nintendo, Pokémon Go estampou o noticiário dos mais importantes veículos de comunicação internacionais. O hype imenso durou dias e teve seu ápice na Comic-Con, mas as atitudes da Niantic, responsável pelo desenvolvimento, aborreceram os jogadores. Isso sem contar a escassez de informações que garantiu o rancor dos brasileiros. Teve até CEO com conta hackeada. Uma atualização que removeu um recurso do game também não foi bem aceita e levou a empresa a se pronunciar pelas redes sociais.

Em meio à turbulência, o Brasil das Olimpíadas cai de paraquedas no universo dos monstrinhos. No Recife, terra natal do BitBlog, tem até encontro marcado para os fãs se reunirem e caçarem juntos. Para quem ainda está meio por fora da novidade: o jogo é desenvolvido através de uma parceria entre a Nintendo, a Niantic e a The Pokémon Company. Ele usa um sistema de realidade aumentada com geolocalização que permite capturar os pokémons nas ruas e em diversos lugares.

Como Pokémon Go ainda começa a ser desbravado em terras brasileiras, o BitBlog preparou um guia simples com as informações necessárias para os iniciantes. Nele, buscamos tirar as principais dúvidas que já foram surgindo no Google e em comentários pelas redes sociais. Esperamos que vocês curtam e, se puderem dar uma forcinha, compartilhem. Futuramente podemos fazer um guia com dicas para jogadores mais avançados e até compartilhar nossa jornada Pokémon com vocês.

COMO BAIXAR POKÉMON GO?

Pokémon Go é gratuito e pode ser baixado no celular tanto para iOS como para Android. O arquivo de instalação do iOS é um pouco mais pesado e possui em torno de 110 MB, enquanto o aplicativo do Android tem mais ou menos 60 MB.

Apple Store – Clique aqui se a imagem não carregar o link

Android – Clique aqui se a imagem não carregar o link

Se você estiver sem espaço, experimente fazer backup de alguns arquivos para serviços na nuvem como o Dropbox ou o Google Drive. Depois de se certificar que está tudo salvo, apague eles do seu aparelho para economizar armazenamento. Outra dica para quem tiver problemas com falta de memória no celular é desinstalar aplicativos que você não usa.

POKÉMON GO É DE GRAÇA?

Sim, Pokémon Go é de graça e você não precisa pagar nada para jogá-lo no seu celular. Entretanto, assim como ocorre em games como Candy Crush e derivados, é possível comprar itens dentro do game que facilitam a vida de qualquer Mestre Pokémon. É que dentro do jogo existe uma moeda especial: são as Poké Coins. Com elas dá para conseguir várias coisas como Pokébolas, incenso e mochila para seu personagem carregar mais itens. A não ser que você tenha dinheiro e tempo de sobra, recomendamos evitar esse tipo de gasto. O conselho é válido especialmente se você está abaixo do level 20, que é quando começa a ficar mais difícil adquirir experiência.

COMO JOGAR POKÉMON GO?

Pokémon Go possui uma mecânica inspirada nos jogos clássicos da série, a exemplo de Pokémon Red & Blue lançados para o Game Boy em meados da década de 90. Se você já é um fã de Pokémon, aproveite para ver nosso post com uma retrospectiva dos jogos. Vale lembrar que a série completou 20 anos em 2016.

Pokemon Go mapa

Basicamente, você precisa capturar os monstrinhos, participar de batalhas, evoluir seus Pokémons, usar itens e conquistar ginásios. O segredo do sucesso foi usar realidade aumentada e geolocalização para provocar uma imersão enorme nos jogadores. Isso quer dizer que Pokémon Go roda em um “mundo paralelo” ao nosso e, ao abrir o game, você verá o seu avatar caminhando por ruas que, de fato, existem. Tanto nelas como em estabelecimentos, os Pokémons aleatoriamente vão aparecendo e sua missão é capturá-los com as PokéBolas. Você pode alternar a câmera do jogo para um mundo 100% virtual ou optar por usar a realidade aumentada, que é 90% da graça do jogo. A segunda opção permite você apontar o celular para uma esquina e ver um Charmander dando sopa, esperando ser capturado.

É PRECISO SE REGISTRAR?

Sim, para jogar Pokémon Go é necessário criar uma conta além da que você usa para baixar o app no iOS ou Android. A tela inicial do game vai pedir para se conectar ao seu Gmail ou fazer um registro no Pokémon Trainer Club. Os jogadores poderão customizar seus avatares após esse cadastro inicial. Dá para escolher o gênero do personagem e mudar detalhes como cabelo, olhos, roupa e cor da pele.

COMO FUNCIONA O MENU DE POKÉMON GO?

Enquanto o jogador navega pelo mapa do jogo, que exibe a localização do avatar, das PokéStops e dos ginásios, existem alguns botões úteis que aparecem na parte inferior da tela. O primeiro deles, que tem o ícone do personagem, mostra os dados do jogador e as principais conquistas. O ícone do meio, no formato de PokéBola, leva para o menu principal. É nele que tem a sua mochila (backpack) com os itens, um shopping virtual, a Pokédex e a lista de Pokémons que você possui atualmente. O botão do canto inferior direito exibe os monstrinhos que estão por perto.

COMO PEGAR O PIKACHU?

No início do jogo, você poderá escolher entre Charmander, Bulbassauro e Squirtle. Esses Pokémons, que remetem às versões Red & Blue, deverão aparecer na sua frente nos primeiros momentos do game.

Pikachu Pokemon Go

Mas existe um truque para conseguir ficar com Pikachu, protagonista de Pokémon Yellow e do anime. É só você se afastar algumas vezes do trio que Pikachu surgirá na tela. Seja insistente que ele aparece.

COMO LOCALIZAR POKÉMONS?

ATENÇÃO: A Niantic, responsável pelo game, está fazendo algumas mudanças neste sistema.

Já explicamos como funcionam os principais botões na tela de Pokémon Go. O ícone que fica na parte inferior direita da tela vai indicar os Pokémons mais próximos de você. Embora ele não exiba a direção nem a distância, há um código que é importante aprender. São as pegadas que aparecem nesta tela logo abaixo dos Pokémons. Três pegadas significa longe. Duas é como se você estivesse no caminho certo. Uma pegada sinaliza que os monstrinhos estão realmente muito próximos. Nenhuma pegada é quando o Pokémon está praticamente na sua frente e pode aparecer a qualquer momento. O smartphone deve vibrar com isso e emitir o som do Pokémon, então vê se não leva um susto, beleza?.

Pokemon Go como achar pokemons

É importante mencionar que esta tela dos Pokémons mais próximos irá exibir apenas a silhueta das criaturas caso você não as tenha capturado. Os monstrinhos que você já tem deverão aparecer por inteiro. A ordem dos Pokémons no menu ainda serve para mostrar quais estão mais perto. Eles sempre serão os primeiros, lembrando que essa leitura é feita em linhas e não colunas.

COMO CAPTURAR POKÉMONS?

Quando o jogador receber a notificação de que encontrou um Pokémon nas proximidades, ele irá ser exibido no mapa de Pokémon Go. É só dar um toque no monstrinho e girar o celular para procurá-lo. Neste momento é possível escolher a opção de desativar a realidade aumentada, que realmente consome bastante bateria – uma das principais críticas ao jogo.

Pokemon Go capturando pokemons

Para a frustração de quem jogou as versões clássicas, não há nenhum tipo de batalha para enfraquecer o Pokémon antes de capturá-lo. Tudo o que você precisa é de uma PokéBola. Nessa tela de captura o jogador pode optar por fugir e até tirar uma foto. Mas vamos ao que interessa, que é pegar os Pokémons. Haverá um anel colorido abaixo do Pokémon que muda de tamanho. Quanto menor, mais chance de capturar. É só treinar o timing para arremessar a PokéBola na hora certa e mirar bem. Ainda assim tem chance dele fugir ou escapar da PokéBola.

COMO ATRAIR POKÉMONS?

Existem dois itens no game que servem para atrair Pokémons. O incense (incenso) e o lure module (módulo de atração). Ah, é bom que se diga que não temos certeza como a Niantic vai – e se é que vai – traduzir isso para o português. Os dois possuem o mesmo efeito, que é fazer os bichinhos aparecerem perto de você. Então, qual a diferença?

O incenso pode ser utilizado em qualquer lugar e apenas o jogador que liberou o odor vai enxergar os novos monstrinhos por 30 minutos. Já o lure só funciona nas PokéStops e qualquer jogador vai ver os Pokémons chegando na região. A duração dele é menor: 15 minutos. É assim que muitas lojas estão atraindo os consumidores através do game. E, infelizmente, foi desse jeito que assaltaram uma galera nos Estados Unidos.

Detalhe: os Pokémons atraídos pelo incense e pelo lure não são necessariamente os que já estavam por perto e exibidos no menu. De certo modo, isso pode resultar em mais chances de conseguir uma variedade legal.

O QUE SÃO AS POKÉSTOPS?

São lugares indicados no mapa de Pokémon Go com a cor azul. Passando por eles, você recebe novos itens – inclusive PokéBolas. Esses itens tendem a variar conforme o personagem sobe de nível. PokéStops geralmente são encontradas em lugares turísticos ou com grande aglomeração. Mas elas também podem se formar em locais inusitados, levando em torno de cinco minutos para serem “recarregadas” e você ficar habilitado a pegar novos itens.

COMO SUBIR DE LEVEL EM POKÉMON GO?

Várias ações no jogo vão acumulando experiência para o Mestre Pokémon, que com o tempo sobe de nível. Essas ações incluem capturar um Pokémon, evoluir um Pokémon e até passar por uma PokéStop. Quanto mais avançado for o level do personagem, mais Pokémons raros ele tende a encontrar no mapa. Então não fique frustrado se você estiver esbarrando o tempo todo com Pidgeys ou Caterpies. Ao subir de nível, a coisa melhora.

Os Pokémons também sobem de nível, embora no jogo o termo correto seja CP (combat power / poder de combate). Para isso, eles precisam ser alimentados com itens como candy (doce) e stardust (poeira estelar).

COMO FUNCIONAM AS BATALHAS?

As batalhas em Pokémon Go só ocorrem dentro dos ginásios. Existem três equipes – amarelha, vermelha e azul – e você deve escolher a qual vai pertencer. O jogador pode treinar em um ginásio amigo ou defendê-lo. No caso dos ginásios rivais, é possível participar de batalhas para reduzir o prestígio do ginásio e conquistá-lo para o seu time.

Pokemon Go Batalha