#POKEMONGONOBRASILHOJE: a verdade sobre previsões

#POKEMONGONOBRASILHOJE: a verdade sobre previsões

Desde que a existência de Pokémon Go foi anunciada, a repercussão foi gigantesca. Só pelo alvoroço que causou, sabíamos que o game faria um sucesso imenso. Nostalgia vende. Existe prova maior disso do que Chaves no SBT? O tempo passou e o jogo começou a ser lançado em nos primeiros países em 6 de julho. Histórias inusitadas foram dominando o noticiário internacional e atiçando a curiosidade das pessoas. Desde então, uma porção de brasileiros espera ansiosa a chegada do título em nossas terras. Toda madrugada surge uma hashtag no Twitter pedindo Pokémon Go no Brasil.

O SUCESSO DE POKÉMON GO

Eu não questiono a ansiedade e jamais criticaria o hype que se formou em torno da criação da Niantic – é sempre bom lembrar que a Nintendo não fez Pokémon Go, ao contrário de Miitomo, que realmente leva o DNA da gigante japonesa. Não questiono porque sou gamer. Não questiono porque eu era criança nos anos 90, quando animes dominavam a televisão brasileira. Não questiono porque Eliana e Angélica simbolizavam a rixa entre Pokémon e Digimon e crianças, convenhamos, gostam dessas disputas bobas. Não questiono porque a Elma Chips enfiou cards dos monstrinhos – e era possível batalhar com eles – em salgadinhos que deixam a gente com a cara cheia de farelo. Não questiono porque, da mesma forma que filmes da Disney, Pokémon ganhou longas que aportaram nos cinemas brasileiros.

Em resumo: Pokémon foi ícone da infância de uma geração. É a minha geração. Se você não foi dela, dificilmente vai entender. Assim como eu não vou entender por que Chacrinha era tão idolatrado. Estamos combinados? E guarde também a informação de que nostalgia vende.

POKÉMON GO E O JORNALISMO

Pois bem, agora vamos falar um pouco de jornalismo digital. Assim como jornais impressos têm métricas para calcular circulação e vendagem, emissoras de televisão medem a audiência. Nos portais de notícia e sites em geral, a lógica é a mesma. Acessos são nada mais que pageviews. A publicidade que você vê em forma de banners ou até publiposts também pode ser remunerada pela quantidade de pageviews e não apenas por cliques. Logo, mais audiência = mais chance de fazer dinheiro com publicidade. Para tornar tudo mais complicado, quem vive de notícia é refém de verba de publicidade. Dos sites que você conhece, quantos deles você toparia pagar uma assinatura para acessar o conteúdo? Quantos você tem certeza que o conteúdo é 100% original e você não vai achar derivados em lugar nenhum? Pois é…

Daí emerge outro problema: se seu conteúdo é original e exclusivo, ótimo para você. Se é mais do mesmo, você precisa buscar diferenciais. Para quem tenta se diferenciar, algumas opções são:

a) Buscar uma abordagem diferente
b) Colocar mais análise no texto
c) Dar um tom pessoal que marca o estilo do autor
d) Publicar o mais rápido possível antes que a notícia se dissemine em outras fontes

Sabe por que eu grifei a última opção acima? Ela é a mais comum se você não domina ou não está acostumado a falar sobre determinado assunto, mas sabe que ele rende audiência. Nessa corrida por velocidade, é fácil ceder à tentação de dar cartaz a rumores e informações pouquíssimo confiáveis só para fazer o tema render.

kadabra gif

AS PREVISÕES

É nesse contexto que vários sites chutaram previsões de quando Pokémon Go poderia ser lançado no Brasil. A verdade, sinto muito, é que ninguém sabe. Podemos, no máximo, especular. Mas que a gente faça de forma consciente e controlando as expectativas para evitar frustrações. O lançamento pode ocorrer antes que eu acabe este post (o que seria uma merda para mim, sendo bem sincero) ou daqui a uma semana.

A Rádio Globo colaborou bastante com a frustração generalizada ao espalhar que Pokémon Go seria lançado no dia 21 de julho e muitos portais reproduziram a informação sem os devidos cuidados.

“Finalmente os brasileiros vão poder participar da febre mundial Pokémon Go”, diz o abre desta matéria de O Povo. Só que não.

Embora considere o TecMundo um excelente portal e o leia com frequência, ele também surfou bonito na onda das especulações que inundaram a internet. Veja o título desta matéria:

tecmundo pokemon go 1

E agora repare nesta:

tecmundo pokemon go 2

Sabe o que todas elas têm em comum? Citam como fonte um site chamado MMO Server Status que realmente ficou famoso nos últimos dias. Mas o quanto sabemos sobre ele a ponto de conferir tamanha credibilidade e repercussão internacional?

MMO SERVER STATUS

O MMO Server Status diz que acompanha o status de servidores de diversos jogos online, como Guild Wars 2 e Star Trek Online. Outros serviços na web, como o DownDetector, desempenham funções similares. O layout do MMO Server Status é bem simples. Basicamente, banners e tabelas coloridas com o tempo de resposta dos jogos. Não há menus com informações sobre como ele faz a suposta medição de latência dos servidores. Usando uma ferramenta de WhoIs, descobrimos que o domínio existe pelo menos há 7 anos.

Apesar de não deixar nenhum e-mail de contato aparente, o site do MMO Server Status possui um botão de curtir para sua fanpage do Facebook. Ela não é tão grande assim e conta com cerca de 13 mil curtidas. No dia 7 de julho, a fanpage informou que o serviço iria passar a acompanhar o status dos servidores de Pokémon Go.

Antes disso a última publicação havia ocorrido em 9 de março. Na verdade, as postagens do MMO Server Status no Facebook andavam escassas. Para se ter uma ideia da regularidade das publicações, as seis mensagens anteriores datam de 25 de fevereiro, 1 de outubro de 2015, 19 de janeiro de 2015, 16 de dezembro de 2014, 15 de novembro de 2014 e 11 de maio de 2014.

De acordo com o Alexa, que monitora tráfego de páginas na internet, a audiência do MMO Server Status era baixíssima no começo do ano. Até que disparou com o lançamento de Pokémon Go, o que fez o serviço subir mais de um milhão de posições no ranking global. Curiosamente, a maioria dos acessos vem logo do Brasil.

Alexa MMO Server Status

No dia 25 de julho, o MMO Server Status atualizou a parte do site dedicada a Pokémon Go com a seguinte mensagem:

“A reliable source has given us the suspected release date for Brazil, Chile or Argentina: Sunday 31st of July! We’ll update here as we get more details”

Traduzindo para o português:

“Uma fonte confiável nos deu a possível data de lançamento para Brasil, Chile ou Argentina: Domingo, 31 de Julho. Vamos atualizar aqui assim que tivermos mais detalhes”

Como vocês podem perceber (espero), a informação a qual supostamente o MMO Server Status teve acesso não é nada precisa. Ela fala em possível data. E diz também que a data pode servir para Brasil, Chile ou Argentina. Portanto, nada garantido e seguro. Sem querer desacreditar o MMO Server Status – afinal não conhecemos as pessoas por trás dele – é preciso admitir que é muito fácil para alguém chutar uma informação e atribuir a uma fonte anônima. Esquisito é que portais dedicados a tecnologia ou games, como TechCrunch, GamesRadar e IGN, não conseguiram acesso à data mencionada.

A mensagem foi removida na manhã deste domingo (31), mas pode ser vista pelo WebArchive clicando aqui.

Vale mencionar que horas após o servidor do Japão ter sido lançado, o serviço do MMO Server Status ainda listava a condição do servidor como “postponed”, que significa “adiado” em português. Na página do Facebook, apesar de várias comentários nas publicações mais recentes, a fanpage não tem respondido questionamentos dos internautas sobre o funcionamento do serviço.

Tirem suas conclusões.

O MITO DAS 4H

Ainda sobre o lançamento de Pokémon Go, acho que é importante esclarecer um mito que se difundiu. Vários sites, ao especular e repercutir previsões pouco confiáveis para a chegada do servidor brasileiro, pregam que os lançamentos ocorrem às 4h da madrugada. Isso não é verdade, embora tenha gente tão ansiosa que fica acordada até este horário.

Todo anúncio oficial de um novo servidor é feito também no perfil do twitter @pokemongoapp. Abaixo, listamos todos os comunicados sobre lançamentos em países e os respectivos horários (já convertidos para nosso fuso).

Alemanha – 05:56
Reino Unido – 05:39
Itália, Espanha e Portugal – 03:46
26 novos países – 06:49
Canadá – 16:17
Japão – 23:12
França – 03:33
China – 00:58