Possíveis patentes do Nintendo NX são descobertas

Já compilamos boa parte dos rumores sobre o NX aqui. Temos algumas pistas sobre o novo console híbrido da Nintendo. Enquanto o anúncio oficial (cogitado para a E3 2016) não vem, mais informações não param de chegar.

Um usuário do NeoGAF descobriu novas patentes de funcionários da Nintendo. Embora já estejam publicadas no Japão desde setembro de 2014, só nesta semana elas foram registradas nos Estados Unidos.

Patente 1: detecção da distância de objetos

Nintendo NX - mar16 - Patente 1Um programa de processamento de imagens faz um dispositivo computacional obter uma imagem em infravermelho de algo e determinar sua posição baseada no brilho e tamanho de uma determinada região na imagem obtida“.

Infelizmente, minha dissertação de mestrado envolveu processamento de imagens e eu precisei entender como este tipo de algoritmo funciona. E te adianto: não é para qualquer um (para mim, mesmo, não). A ideia da Nintendo aqui poderia consistir no uso de amiibos ou do seu próprio corpo para guiar personagens e causar ações em um game. Obviamente, seria em conjunto com uma câmera frontal no controle. Interessante.

Patente 2: indo além dos botões

Nintendo NX - mar16 - Patente 2“Um aparelho portátil que inclui uma tela, câmera infravermelho e um sensor de medição de distância, fornecido na lateral, além de função vibratória. Ao segurar o dispositivo com a mão esquerda e fazer um movimento com a mão direita, o aparelho detecta a ação, causando impulsos de vibração de acordo com o gesto realizado.”

Esta patente complementa a anterior com uma função vibratória. De fato, é a cara da Nintendo lançar um portátil cheio de funções malucas. Basta ver a imagem acima para perceber que, de fato, é algo diferente.

Patente 3: um mini-projetor?

Nintendo NX - mar16 - Patente 3Fazer contas matemáticas e jogar baseball no sofá? Talvez

Complementando as outras patentes, esta aqui mostra uma aplicação prática de um projetor, que seria acoplado na lateral do aparelho. Seria possível, neste cenário, interagir com elementos do jogo. Além disso, mais um exemplo de uso da detecção de movimentos em infravermelho, no caso das contas matemáticas. Já tô vendo um “Nintendo Math Collection” nas lojas…


Leia mais: estúdios criticam postura da Nintendo com o NX