Preços da Google Play serão cobrados em reais - BitBlog

Preços da Google Play serão cobrados em reais

A Google Play, loja virtual onde ficam jogos e aplicativos para Android, anunciou nesta terça-feira uma mudança que deve ser muito benéfica aos usuários brasileiros. Os desenvolvedores nacionais agora podem precificar seus produtos (incluindo itens in-game) em reais. Com a novidade, o valor mínimo sofre um pequeno ajuste, indo de R$ 2,50 para R$ 0,99. Confira a justificativa oficial do Google:

“Disponível em mais de 190 países, o Google Play é uma plataforma global na qual desenvolvedores podem construir aplicativos de alta qualidade e negócios de sucesso. Porém, cada mercado tem necessidades e oportunidades únicas. O comportamento de compra, em particular, varia de forma significativa entre os países. Para fornecer aos desenvolvedores mais flexibilidade, adaptamos as opções de preço oferecidas pelo Google Play de modo que possam ser ajustadas aos consumidores locais e, assim, tornar o conteúdo mais acessível”.

A expectativa é que a nova forma de cobrança signifique redução de preços para o consumidor e deixe os brasileiros menos reféns do câmbio. É bom lembrar que a cotação do dólar tem oscilado bastante desde o final de 2014. A estratégia do Google também será adotada em outros 16 países e a Índia foi pioneira a receber o projeto-piloto, no início do ano.

Os desenvolvedores, por sua vez, vão ter que repensar a relação Número de Downloads x Preço para avaliar os possíveis benefícios (ou prejuízos) de uma eventual redução. E, assim, continuar na disputa por espaço no concorrido mercado dos aplicativos para dispositivos móveis.