Confira a programação do Recife Summer School 2016

Confira a programação do Recife Summer School 2016

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Recife Summer School, um festival de eventos que é realizado anualmente pelo Porto Digital, o parque tecnológico da capital pernambucana. A programação abarca palestras, workshops e debates nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, economia criativa e sustentabilidade. Neste ano, ele acontece de 4 de janeiro a 4 de fevereiro. Clique aqui para ver mais informações no site oficial e se inscrever em algum curso.

PROGRAMAÇÃO

* A descrição das atividades do RSS é a oficial, fornecida pelo Porto Digital

Nuvem! E agora? Planejando de forma correta, carreira e projetos com Microsoft Innovation Center

Iremos abordar temas que são pertinentes para sua carreira e para as empresas, fique ligado:
Estou preparado para atuar no mercado de nuvem?
Posicionamento profissional com foco em nuvem é o caminho?
Como elaborar um plano de projeto para serviços em nuvem?
Qual momento certo para migrar para nuvem?
Nuvem publica, privada, híbrida, comunitária, o que isso tem haver comigo?

Realização: Microsoft Innovation Center
Instrutor: Vinicius Perrott do Microsoft Innovation Center
Data: 06/01
Horário de início: 19h
Carga horária: 2 horas de duração
Local: Jump Brasil
Investimento: 1Kg de alimento não perecível no ato da recepção
Contato: viniciusperrott@hotmail.com

Mind the Future: Palestra O FUTURO DAS COISAS

O Futuro das Coisas irá discutir o impacto da internet das coisas, da impressão 3D e da nanotecnologia em objetos do cotidiano. Já no Futuro das Cidades o foco é no espaço urbano: cidadãos conectados, arcologias, pink farms, carros autônomos. No Futuro da Cultura o objetivo é discutir como as mudanças promovidas por coisas, cidades e pessoas conectadas mudará a produção cultural, criará novas subculturas e expressões artísticas. Por fim, no workshop Prototipando o Futuro os participantes aprenderão como catalogar sinais, extrapolar ideias e criar cenários de futuros preferíveis.

Instrutor: Jacques Barcia
Realização: CICTEC – Porto Digital
Data: 07/01
Horário: 19h
Carga horária: 2 horas
Local: Jump Brasil (Rua Capitão Lima, 420)
Investimento: R$20 (Promoção adquirindo em pacote, veja no site!)

Nuvem lado a lado do Negócio com Microsoft Innovation Center
Nesta palestra serão apresentadas as características básicas da Nuvem, plataforma que chegou e está impactando tudo e a todos. E como a mesma pode ajudar o mercado e os profissionais de T.I. com seus recursos.

A mesma será apresentada por Diogo Bacelar especialista em infra-estrutura, Virtualização e Nuvem Privada Microsoft, o mesmo possui os títulos MTAC, MCT, MCSA, MCP, VCA e CLO-001.

Carga horária: 2 horas
Data: 08/01
Horário: 19h às 21h
Instrutor: Diogo Bacelar
Investimento: 1Kg de alimento não perecível no ato da recepção
Local: Jump Brasil
Contato: diogolimab@gmail.com

Desenvolvimento para iOS e Android com Titanium Mobile
Neste curso o aluno aprenderá a desenvolver aplicações móveis nativas, utilizando uma das linguagens mais conhecidas mundialmente, o JavaScript. Com o Titanium Mobile e seu framework Alloy, que permite o desenvolvimento utilizando o padrão MVC, onde é possível desenvolver aplicações Cross-Platform compartilhando 100% da regra de negócio e cerca de 80% da interface visual, sem deixar de explorar recursos exclusivos de cada plataforma.

O professor Eric Cavalcanti é Engenheiro de Software, atua na Joy Street como Engenheiro de Software, professor da Especialização em Tecnologias para Desenvolvimento de Aplicações Móveis do C.E.S.A.R, Mestre em Engenharia de Software. Possui o Titanium Certified App Developer (TCAD), integrante do grupo Titans da Appcelerator, possui 19 anos de experiência na área de TI, dedicados ao desenvolvimento de aplicações web, móveis e desktop.

Carga horária: 18 horas
Data: 11 a 15/01/2016
Horário: 18:30h às 22h
Instrutor: Eric Cavalcanti
Investimento: R$ 385,50
Local: CESAR EDU (Rua do Brum, 77 – Recife Antigo)
Contato: sdf@cesar.org.br

Responsive Web Design

Desenvolver aplicações para vários dispositivos é sem dúvida um grande desafio, pois os dispositivos têm características bem diferentes, como por exemplo, o tamanho da tela e a resolução. E muito se fala sobre implementação HTML5, CSS3 e o uso de Media Queries, mas o grande potencial do Responsive Web Design ainda é pouco falado e explorado. E neste curso teremos como grande diferencial, o processo de concepção e criação de interfaces que se adaptam aos mais diversos dispositivos, além da parte prática “mão no código”. Assim como conhecer a história do Responsive Web Design e as técnicas para desenvolver aplicações responsivas.

O professor Felipe de Albuquerque, atualmente trabalha no CESAR Recife, que é um dos Institutos de pesquisa e inovação mais reconhecidos e premiados do Brasil, onde participa de projetos relevantes e para clientes de grande porte, como a Samsung, Motorola, Coca-cola, Fiat e atualmente em projetos da HP. Front-End evangelista, divide o tempo dando cursos e palestras sobre o tema. Também faz parte do corpo docente do CESAR EDU, na pós graduação em “Design de interação para dispositivos moveis” onde leciona a cadeira sobre “Rich Internet Application” aplicado com HTML5, CSS3 e JavaScript, entre outras iniciativas acadêmicas e de mentoring.

Carga horária: 20 horas
Data: 11 a 15/01/2016
Horário: 18h às 22h
Instrutor: Felipe de Albuquerque
Investimento: R$ 400,00
Local: CESAR EDU (Rua do Brum, 77 – Recife Antigo)
Contato: sdf@cesar.org.br

Gestão Ágil de Projetos

O curso abordará o Gerenciamento Ágil de Projetos com uma maior ênfase nos valores e princípios dos Métodos Ágeis, utilizando como referência, o framework Scrum, um dos mais populares do mercado para implementação de práticas ágeis. O mesmo aumentará a transparência no trabalho realizado dentro dos projetos, oferecendo suporte para o aprimoramento contínuo, além de contribuir para manter o foco na entrega do maior valor de negócio.

O professor Ricardo Peters, se destaca como um facilitador quando o assunto é agilidade na prática, direto das trincheiras, ajudando equipes e líderes na transição para métodos ágeis através de sua experiência profissional e de seu conhecimento em Agile e Management 3.0. É Gerente de Projetos no centro de pesquisa mais inovador do Brasil, o CESAR (http://www.youtube.com/user/cesarRecife1) onde pratica sua paixão por ajudar equipes a alcançar todo seu potencial. É graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, MBA em Gestão Empresarial e Mestrando em Engenharia de Software no CESAR.EDU.

Carga horária: 20 horas
Data: 11 – 15/01/2016
Horário: 18h às 22h
Instrutor: Ricardo Peters
Investimento: R$ 400,00
Local: CESAR EDU (Rua do Brum, 77 – Recife Antigo)
Contato: sdf@cesar.org.br

Pitch além dos slides
Apresentar um negócio em poucos minutos é mais que ter um ppt bonitão, num pitch o centro das atenções é você, meu caro. Durante 3 horas vamos discutir técnicas para que você faça um pitch impecável, ou seja, vamos trabalhar sua postura, comportamento, e tudo que compõe a parte fundamental naquelas poucos minutos, você!

Realização: SW Quality
Instrutor: Luiz Fernando Gomes
Data: 12/01
horário: 19h
Carga horária: 3 horas
Local: Jump Brasil
Investimento: R$50
Contato: luiz@swquality.com.br

Gerencia da Configuração

Ampliaremos e aprofundaremos os conhecimentos sobre Gerência de Configuração e de mudança para um público amplo. Com o entendimento correto dos principais conceitos e com o aprendizado proposto das melhores práticas utilizadas, o aluno poderá utilizar variadas técnicas apresentadas no curso para um melhor processo no desenvolvimento de projetos de Software. Aplicando as técnicas apropriadamente, poderá diminuir os riscos (retrabalhos e códigos sobrepostos, por exemplo) e obterá um maior controle no desenvolvimento dos produtos (artefatos) que forem gerados.

O professor Edson Jordão é Mestre formado pelo Mestrado Profissional em Engenharia de Software pelo CESAR.EDU. Atualmente é Engenheiro de Sistemas do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, desde 2008.

Carga horária: 10 horas
Data: 13,14 e 15/01/2016
Horário: 18h30 às 22h
Instrutor: Edson Jordão
Investimento: R$ 285,50
Local: CESAR EDU (Rua do Brum, 77 – Recife Antigo)
Contato: sdf@cesar.org.br

Product-Market Fit: Não adianta criar quadrados num mundo redondo

Criou um negócio, validou, conversou com potenciais clientes e lançou algo no mercado? Já parou para pensar como seu produto ou serviço tem sido visto pelo, agora, cliente? Encontrar um formato de solução que seja aderente aos anseios do mercado não é uma tarefa simples, tão pouco quando não se tem muito recursos e poucas pessoas. Em 3 horas vamos discutir técnicas de adequação de produtos ou serviços para que o mercado deseje sua solução como se não houvesse amanhã.

Realização: SW Quality
Instrutor: Luiz Fernando Gomes
Data: 13/01
Horário: 19h
Carga horária: 3 horas
Local: Jump Brasil
Investimento: R$50
Contato: luiz@swquality.com.br

Customer Development and Design Thinking, sim é possível

Tem uma idéia, mas não sabe como colocar no mercado? Tenha calma meu jovem. O caminho até o mercado não é longo, mas precisa ser bem feito. Em 3 horas vamos entender melhor essas idéias, identificar que mercado é atingido e como lançar seu produto tendo o cliente como norte. Este processo fica ainda mais empolgante quando usamos algumas ferramentas do design, você vai perceber que o sucesso de qualquer negócio está em se aproximar do cliente.

Realização: SW Quality
Instrutor: Luiz Fernando Gomes
Data: 14/01
Horário: 14h
Carga horária: 3 horas
Local: Jump Brasil
Investimento: R$50
Contato: luiz@swquality.com.br

Mind the Future: Palestra O FUTURO DA CULTURA

O Futuro das Coisas irá discutir o impacto da internet das coisas, da impressão 3D e da nanotecnologia em objetos do cotidiano. Já no Futuro das Cidades o foco é no espaço urbano: cidadãos conectados, arcologias, pink farms, carros autônomos. No Futuro da Cultura o objetivo é discutir como as mudanças promovidas por coisas, cidades e pessoas conectadas mudará a produção cultural, criará novas subculturas e expressões artísticas. Por fim, no workshop Prototipando o Futuro os participantes aprenderão como catalogar sinais, extrapolar ideias e criar cenários de futuros preferíveis.

Instrutor: Jacques Barcia
Realização: CICTEC – Porto Digital
Horário: 19h
Carga horária: 2 horas
Local: Jump Brasil (Rua Capitão Lima, 420)
Investimento: R$20 (Promoção adquirindo em pacote)

Snapchat: Além dos nudes

Sim, Snapchat para empresas!

Descompromissado, efêmero e instantâneo, o Snapchat é a rede social mais promissora do momento. Com 200 milhões de usuários ativos, o aplicativo é queridinho entre os Millennials que compartilham cerca de 760 milhões de fotos por dia, superando WhatsApp, Instagram e até o todo poderoso Facebook.

O Snap é um ambiente único, onde a urgência e intimidade do conteúdo oferecem oportunidades diárias para estreitar vínculos com os consumidores. Empresas como Red Bull, Dove, WWF e McDonald’s não perderam tempo e já contam com cases de sucesso que extrapolaram as barreiras do aplicativo.

Não fique atrás da concorrência e garanta agora sua presença! Venha ver que o Snapchat não é só brincadeira de adolescente e vai muito além dos nudes!

Instrutor: Duda Lima
Data: 16/01
Horário: 10h às 18h
Carga horária: 8 horas
Local: Jump Brasil
Contato: duda@bluepix.agency

Gerenciamento de Projetos com MS Project

Este curso tem como público alvo: Gerentes de Projetos, Analistas de Negócios, Engenheiros, Executivos, todo e qualquer profissional que se envolva em projetos.

Realização: Qualiti Educação e Treinamento
Data: 18, 20, 22, 25, 27 e 29/1/2016
Horário: 18h
Carga horária: 24 horas
Local: Qualiti Educação e Treinamento – Av. Marquês de Olinda, 126, 4o. andar. Recife Antigo. Edf. City Empresarial
Investimento: R$ 450
Contato: eduardo.neves@qualiti.com.br
Telefone: (81) 2137-1200

Futurismo: Abundância e Pensamento Exponencial

É possível criar um negócio Aeroespacial sem ser da NASA? O mercado financeiro vai mudar mais nos próximos 15 anos ou nos últimos 50? O que tem em comum em empresas que chegaram a valer mais de 1 bilhão em menos de 5 anos?

Realização: TEAR
Instrutor: Robertson Novelino
Data: 19 e 20/01
Horário: 19h
Carga horária: 6 horas (3 horas cada dia)
Local: Jump Brasil
Investimento: R$ 100 o ticket individual ou R$ 140 dois tickets
Contato: tearcolaborativo@gmail.com

Business Model Canvas, dando vida à Grécia antiga presa na sua parede

Tem um negócio, mas não faz ideia como organizar as coisas de forma clara para não perder o foco? É provável que você já tenha ouvido falar do CANVAS, talvez até tenha usado em algum momento da vida, mas o quão eficiente o CANVAS é no seu dia a dia? Ferramentas de modelagem tendem a ser repositório de coisa inútil, vamos das um fim nisso. O CANVAS pode [e deve] ser utilizado para dar uma visão clara do negócio, esse é nosso objetivo, vamos lhe dar todas as condições de tornar essa ferramenta fundamental!

Realização: SW Quality
Instrutor: Luiz Fernando Gomes
Data: 19/01
Horário: 14h
Carga horária: 3 horas
Local: Jump Brasil
Investimento: R$50
Contato: luiz@swquality.com.br

Scrum além do scrum, vamos fazer o nosso ágil funcional

Quanto tempo você precisa para colocar uma versão nova do seu produto ou serviço no ar? Quantas pessoas se envolvem nesse processo? E seus clientes, sabem quando terão algo em mãos para usar? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas você precisa conhecer urgente os métodos ágeis para desenvolvimento de software! “Ah, é mais um curso de scrum? Relaxa, já li o livro, manjo tudo disso!”. Cuidado para não cair no canto da sereia, o scrum é uma ferramenta eficiente quando bem utilizado. Nas 3 horas entenderemos como o scrum pode, realmente, ser útil para nosso dia a dia, veremos também como adaptações bem pensada do scrum podem potencializar nossa operação. Lembre-se o objetivo do scrum é deixar de fazer sentido, vamos conversar e você descobrirá por que.

Realização: SW Quality
Instrutor: Luiz Fernando Gomes
Data: 20/01
Horário: 14h
Carga horária: 3 horas
Local: Jump Brasil
Investimento: R$50
Contato: luiz@swquality.com.br

Mind the Future: Palestra O FUTURO DAS CIDADES

O Futuro das Coisas irá discutir o impacto da internet das coisas, da impressão 3D e da nanotecnologia em objetos do cotidiano. Já no Futuro das Cidades o foco é no espaço urbano: cidadãos conectados, arcologias, pink farms, carros autônomos. No Futuro da Cultura o objetivo é discutir como as mudanças promovidas por coisas, cidades e pessoas conectadas mudará a produção cultural, criará novas subculturas e expressões artísticas. Por fim, no workshop Prototipando o Futuro os participantes aprenderão como catalogar sinais, extrapolar ideias e criar cenários de futuros preferíveis.

Instrutor: Jacques Barcia
Realização: CICTEC – Porto Digital
Data: 21/01
Horário: 19h
Carga horária: 2 hroas
Local: Jump Brasil (Rua Capitão Lima, 420)
Investimento: R$20 (Promoção adquirindo em pacote, veja no site!)

Oficina: CRIATIVIDADE PARA NÃO CRIATIVOS

A oficina irá trazer exposição de conceitos, atividades práticas e momentos de discussão que desmistificam a ideia de que a criatividade é para poucos. Seu público-alvo são estudantes e profissionais que tenham interesse na criatividade tanto como fim (economia Criativa) quanto como meio (processo e abordagem no cotidiano). Ao fim da oficina os participantes terão como produto final uma história, construída por eles durante a mesma. Além disto, irão absorver, refletir e aplicar ferramentas (como scamper, painel semântico e butterfly test) e conceitos (como a fórmula para inspiração e metódos de criativos profissionais) que eliminarão a barreira da falta de criatividade no seu cotidiano profissional e pessoal.

Realização: TEAR
Instrutor: Gabriel Sarmento
Data: 21/01
Horário: 14h
Carga horária: 5 horas
Local: Jump Brasil
Investimento: R$ 100 o ticket individual ou R$ 140 dois tickets
Contato: tearcolaborativo@gmail.com

Makeathon de Prototipagem Urbana

Maratona Maker de artefatos urbanos inteligentes através de técnicas e ferramentas de fabricação digital (ideação e mockup).

Em 2016, o Fab Lab Recife vai realizar muitas atividades com foco em prototipagem urbana e fabricação digital. Essa oficina tem como objetivo iniciarmos o processo de ideação de um artefato urbano para o Recife Antigo. Nossos projetos devem seguir alguns critérios como: promover o hibridismo físico + digital; deve ser totalmente documentado e aberto, ou seja, qualquer pessoa poderá replicá-lo em qualquer parte do mundo; e também deve ser acessível e replicável.

Nessa oficina vamos vivenciar a primeira das três etapas do processo de desenvolvimento do artefato, ideação e mockup. Na sequência, realizaremos outros encontros para: prototipação + testes; e implementação + festa. Porque com o Fab Lab Recife sempre tem que ter festa.

Voltando para a primeira etapa. Nessa oficina você conhecerá algumas propostas e ideias do Fab Lab Recife sobre o universo da fabricação digital e da inovação aberta; saberá o que pensamos sobre a ocupação de espaços públicos e urban prototyping; apresentaremos noções de eletrônica e arduíno; ensinaremos como preparar os arquivos para a fabricação digital; apresentaremos cases, técnicas de geração e seleção de alternativas; e, o mais legal do processo, colocaremos a mão na massa para produzir o mockup do artefato escolhido. No final, organizaremos toda a documentação para a etapa seguinte. Serão dois dias intensos e muito divertidos.

Vamos nessa? se liga aí que são poucas vagas.

Realização: Fablab Recife
Instrutora: Cris Lacerda, Franz Andrade e Michel Souza / Fab Lab Recife
Data: 23 e 24/1/2016
Horário: Sábado, das 9h às 19h, e domingo, das 14h às 19h
Carga horária: 12 horas
Local: Fablab Recife (Recife Antigo)
Investimento: R$ 90
Contato: redes@fablabrecife.com

Oficina de fabricação de banquinhos

Vê que massa! em um dia você poderá conhecer como funciona o Fab Lab Recife. Conhecer nossos equipamentos, os softwares mais utilizados para a modelagem de arquivos, entender que tipo de insumos utilizamos no dia-a-dia.

Além disso poderá produzir o seu banquinho de papelão e levar para casa. Nessa oficina conversaremos sobre os conceitos de design aberto e fabricação digital. Apresentaremos os princípios básicos de illustrator e Rhino 3D para produção digital além de técnicas de montagens.

Apresentaremos 03 opções de arquivos que serão personalizados pelos participantes. Ah! se você quiser também poderá criar o seu banquinho totalmente novo, aplicando as técnicas demonstradas.

Pra não esquecer, você poderá levar pra casa o seu banquinho de papelão.

Realização: Fablab Recife
Instrutor: Franz Andrade / Fab Lab Recife
Data: 23/01
Horário: 9h
Carga horária: 8 horas de duração
Local: Fablab Recife (Recife Antigo)
Investimento: R$ 180
Contato: redes@fablabrecife.com

Design Editorial

O curso Design Editorial tem por objetivo apresentar conteúdos de aprofundamento profissional para desenvolvimento de projeto editorial de livros, tanto nos suportes tradicionais quanto nas novas mídias digitais e multiplataformas.

O objetivo do curso é capacitar o aluno no entendimento dos processos de impressão gráfica para produção de livros e outros objetos editoriais.

Público-alvo: Profissionais ou estudantes que tenham alguma experiência com o mercado editorial na produção de livros e quaisquer objetos editoriais.

Conhecimento de softwares editoriais é um requisito importante (InDesign, Photoshop, Illustrator).

Realização: Curso oferecido pelo Programa de Qualificação do Porto Digital e ministrado por Fabio Silveira, do Istituto Europeo di Design (IED)

Investimento: R$ 160
Data: 25 a 29/01/2016
Horário: 18h
Carga horária total: 4 horas por dia (20 horas no total)
Local: Portomidia
Data limite para inscrição: 10/1/2016
Contato: qualificacao@portodigital.org
Telefone: (81) 3419-8051

Desenvolvendo games na Unreal Engine 4

Neste tutorial, você verá exatamente como construir um jogo na Unreal Engine 4 – completamente do zero – utilizando C++ e o Blueprint visual scripting system da Unreal Engine 4. Como Blueprints são facilmente aproveitados por todas as disciplinas do desenvolvimento de jogos, todos os artistas, designers e programadores são bem-vindos.

Cobriremos os tópicos: configuração do projeto, configuração de controles, importando assets no engine, criando materiais, criando classes de personagens, misturando animações, adicionando inimigos ao cenário e criação da interface gráfica (UI) do jogo. Este tutorial assume que você tem alguma experiência em desenvolvimento de jogos 3D, mas ainda não conhece a Unreal.

Instrutor: Paulo Souza do Epic Games
Carga horária: 5 horas
Data: 26/1
Horário: 13h30
Investimento: Gratuito com a doação de 1kg de alimentação
Contato: paulo.souza@epicgames.com

Coolhunting: identificando tendências e comportamentos de consumo

O coolhunter é o profissional que está atento as previsões futuras de tendências de moda e também as mudanças de comportamento do consumo. Este profissional está sempre observando a sociedade, suas mudanças, como se vestem, como falam, como interpretam o mundo. A metodologia de trabalho que o coolhunter utiliza é a método qualitativo. O objetivo é entender, a partir do contato direto com o produto de pesquisa, quais são aos fenômenos, perspectivas e essência do ser ou produto pesquisa. A ideia é combinar os dados pesquisados através de análises.

Objetivo do curso:

Desenvolver o olhar, o senso crítico, sensibilidade, a criatividade, estimulando a intuição e reflexão para desenvolver atividades de pesquisa na área de moda, e também na área de comportamento do consumo.

Público-alvo:

Este curso é para todos aqueles que querem expandir suas ferramentas de pesquisa. Curiosos da área de criação, incluindo designers, publicitários, jornalistas, cientistas sociais; também profissionais atuantes da economia criativa e inovação.

Realização: TEAR
Instrutora: Roberta Albertrim
Datas e horários:
21 de janeiro (das 19 às 22h)
23 de Janeiro (das 08h às 12h)
Carga horária: 7 horas
Local: The Impact Hub no Recife Antigo
Investimento: R$ 150
Contato: tearcolaborativo@gmail.com

Planejamento financeiro para empreendedores criativos

Todos os negócios têm um modelo particular e único de ser gerido.
Nos negócios criativos isso fica mais evidenciado e as finanças são uns dos maiores desafios para o empreendedor.

É necessário ser efetivo com os recursos financeiros para fazer o negócio crescer, entendo as particularidades e adaptando toda a gestão financeira para realidade do negócio.
Os negócios criativos não devem se adaptar as finanças tradicionais, mas sim fazer a gestão financeira se adequar ao negócio.

Este é o principal objetivo do curso, trazer os empreendedores criativos para uma novo entendimento da gestão financeira, utilizando-a como aliada para o crescimento.

Realização: TEAR
Instrutor: Sinval Xavier
Data: 27/1
Horário: 19h
Carga horária: 3 horas
Local: Jump Brasil
Investimento: R$ 100 o ticket individual ou R$ 140 dois tickets
Contato: tearcolaborativo@gmail.com

Mind the Future: Workshop PROTOTIPAGEM DO FUTURO

O Futuro das Coisas irá discutir o impacto da internet das coisas, da impressão 3D e da nanotecnologia em objetos do cotidiano. Já no Futuro das Cidades o foco é no espaço urbano: cidadãos conectados, arcologias, pink farms, carros autônomos. No Futuro da Cultura o objetivo é discutir como as mudanças promovidas por coisas, cidades e pessoas conectadas mudará a produção cultural, criará novas subculturas e expressões artísticas. Por fim, no workshop Prototipando o Futuro os participantes aprenderão como catalogar sinais, extrapolar ideias e criar cenários de futuros preferíveis.

Instrutor: Jacques Barcia
Realização: CICTEC – Porto Digital
Data: 28/01
Horário: 9h às 17h
Local: Jump Brasil (Rua Capitão Lima, 420)

Gobal Game Jam – Site IGDA Recife 2016

A Global Game Jam (GGJ) é o maior evento mundial de game jam (criação de jogos), acontecendo em centenas de locais físicos ao redor do mundo. Pense na GGJ como uma hackaton focada no desenvolvimento de jogos na qual todos os participantes devem seguir um mesmo tema e criar jogos em 48 horas.

No entanto a GGJ não se trata de uma competição. Um dos seus principais objetivos é juntar profissionais, estudantes, curiosos, entusiastas, acadêmicos e quaisquer outros interessados em um mesmo espaço para gerar experiências, contatos, trocas de conhecimentos, idéias inovadoras ou simplesmente diversão movida pela paixão por fazer jogos.

Realização: IGDA Recife
Local: Jump Brasil (Rua Capitão Lima, 420)
Data: 29 a 31/1
Carga horária: 48 horas
Horário de início: 18h na sexta-feira
Investimento: gratuito
Contato: leonardo@bighutgames.com

OpenStack Cloud Security Workshop

This workshop is for ICT professionals who wish to learn more about OpenStack cloud security. The Keynote talks will be given by a project leader and core developers of the OpenStack software, and they will describe the current and upcoming security features in OpenStack. This will be complemented by university researchers who are working on the next generation of cloud security features. A public demonstration of logging into a federated OpenStack cloud using your own Google Login ID will be available for attendees to try out.

Realização: OpenStack Security
Instrutores: Robert Clark, OpenStack Security Project Leader; Rodrigo Duarte, RedHat, Policy core developer.
Local: Jump Brasil (Rua Capitão Lima, 420)
Data: 01/02
Carga horária: 8 h
Horário: 9h
Investimento: R$80 single ticket, R$40 student price, R$400 book of 10 tickets

Cinefilia na web

Quem sai de casa hoje para ir à sala de cinema ver um filme (um filme de verdade e não uma montanha russa audiovisual)? Ou então que vai até uma locadora para alugar um obscuro filme tailandês? Poucos. Esta oficina traz o aluno para a realidade do universo da cinefilia praticada na Internet e suas interpenetrações artísticas. Nossa abordagem propõe um novo olhar para o ato de amar os filmes. É uma análise sobre toda uma geração que aprendeu a criticar, analisar e curtir filmes raros, de cinematografias desconhecidas, verdadeiras moscas brancas do circuito cinéfilo, pelos sites da web. São os “novos críticos”, que descobrem coisas antes impensadas sobre o cinema, mas que também operam um novo processo de análise fílmica, que desconhece a tela grande, o espaço aberto, a forma real do dispositivo cinematográfico. Estes são objeto de nosso estudo. Filmes abordados: Rebobine, por favor; Kung-fusão; A rede social; O Segundo círculo; Terra tranqüila; Mar Aberto.

Instrutor: Paolo Gregori
Data: 3 a 4/2
Horário: 14h
Carga horária: 3 horas por dia (total: 6 horas)
Local: Jump Brasil
Investimento: R$ 100
Contato: paologregori@outlook.com