Shenmue III consegue 2 milhões no Kickstarter e será lançado

Shenmue III arrecada mais de 2 milhões em menos de 12 horas no Kickstarter

A conferência da Sony na E3, realizada na noite da última segunda-feira, trouxe boas surpresas. Uma delas foi o anúncio de que o terceiro game da franquia Shenmue poderia ser lançado para PlayStation 4 e PC, mas dependeria da ajuda financeira dos fãs. O criador da série, Yu Suzuki, subiu ao palco e revelou que estava iniciando uma campanha no site de crowdfunding (financiamento coletivo) Kickstarter com o objetivo de arrecadar US$ 2 milhões para que o projeto se torne realidade. Com uma imensa legião de jogadores que estavam órfãos de um novo título, a campanha conseguiu a façanha de arrecadar o valor integral da meta em menos de 12 horas, com colaborações de pessoas do mundo inteiro. Para ter uma ideia do tamanho da mobilização, por volta das 10h desta terça-feira, mais de 27 mil doadores haviam conseguido cerca de US$ 2,2 milhões.

O primeiro Shenmue foi desenvolvido pela Sega e lançado no Japão no final de dezembro de 1999 para Dreamcast. Com mundo aberto que privilegia exploração e batalhas em 3D, ele trouxe algumas inovações como NPCs que falavam coisas diferentes dependendo do dia, além de um sistema bem legal que simulava o clima. O personagem principal é Ryo Hazuki, que busca vingança pela morte de seu pai. Na época, Shenmue teve um custo de produção de quase US$ 50 milhões (segundo seu próprio criador) e quase quebrou a Sega porque as vendas não foram o suficiente para gerar lucro. Na verdade, existe até uma história de que cada jogador de Dreamcast precisaria ter comprado duas caixas do título para torná-lo rentável.

Inicialmente pensado como uma trilogia, Shenmue II chegou a ser lançado para Dreamcast e Xbox há 14 anos, em 2001. Mesmo com a recepção positiva e boas avaliações, ele também não decolou nas vendas, o que fez a Sega engavetar o projeto. Os fãs, é claro, ficaram bem tristes, o que não significa dizer que nada fizeram. Um sul-coreano, por exemplo, começou a adaptar o game original para HD em homenagem à franquia concebida por Yu Suzuki. Hoje, deve estar morrendo de alegria.