Quem será o novo presidente da Nintendo?

Shigeru Miyamoto e Genyo Takeda assumem temporariamente direção da Nintendo

shigeru miyamoto
Uma notícia deixou a comunidade gamer de luto no último domingo (12). A Nintendo, uma das maiores empresas de jogos do mundo, informou a morte de seu presidente, Satoru Iwata, vítima de um câncer no ducto biliar. Apenas a tuitada com o comunicado no perfil da companhia no Twitter teve mais de 80 mil retuítes, revelando o impacto do falecimento em uma indústria que movimenta bilhões por ano. Enquanto os fãs – eternamente gratos pelo legado de jogos incríveis que continua marcando gerações – se recuperam do luto, o mercado começa a fazer uma pergunta natural: Quem vai assumir a presidência da gigante japonesa? Enquanto não é feito nenhum anúncio oficial, Shigeru Miyamoto e Genyo Takeda devem conduzir a Nintendo.

A empresa não disse se um dos dois (ou até ambos) assumirá o cargo de presidente interino. O Wall Street Journal desta segunda-feira traz uma frase de Miyamoto, que é o criador de grandes franquias como Mario, Zelda e Donkey Kong. Ele falou que estava “surpreso e muito triste com esta notícia repentina” e comentou que toda a equipe de desenvolvimento de jogos continuará comprometida em manter a política estabelecida por ele e Iwata. Um porta-voz da Nintendo também disse que não haverá comprometimento dos planos futuros da companhia, que até o final do ano divulgará mais detalhes sobre a produção de games para celulares e seu novo console, apelidado de NX.

Já Genyo Takeda é um engenheiro mais ligado ao departamento de hardware da empresa e ajudou a projetar vários consoles, como o Nintendo 64. Apesar do carinho que a indústria tem por Miyamoto, vários sites especializados apostam na indicação de Takeda ao posto de novo CEO, já que o criador de Mario teria manifestado, em declarações anteriores, o desejo de trabalhar em projetos menores, como novas franquias.