Veja os 7 games mais bem-sucedidos até hoje no Kickstarter

Veja os 7 games mais bem-sucedidos até hoje no Kickstarter

No mundo dos games, as grandes produções de estúdios famosos costumam receber maior atenção da mídia, o que impulsiona bastante as vendas. Entretanto, a cena indie ganhou força nos últimos anos, através de portais de crowdfunding (ou “vaquinhas”, como conhecemos no Brasil). O financiamento coletivo de projetos possibilitou vários jogos de empresas menores, que precisavam apenas de um “empurrãozinho” para garantir seu desenvolvimento.

O BitBlog listou os 7 títulos que arrecadaram mais dinheiro na história do site Kickstarter. É curioso notar que vários deles foram idealizados por grandes nomes da indústria, como os produtores de Banjo-Kazooie, Castlevania e Mega Man, que saíram da zona de conforto e resolveram empreender. O motivo é bem claro: independência. Confira a lista.

1) Shenmue 3 (viabilizado em 2015)
Plataformas: PS4 e PC
Previsão de lançamento: dezembro de 2017
Valor arrecadado: US$ 6,333,295

Falamos dele aqui no BitBlog em outras ocasiões. Neste ano, o renomado game designer Yu Suzuki – responsável também pelas franquias Virtua Fighter e OutRun – anunciou o terceiro episódio de sua mais famosa criação, Shenmue, mais de uma década após o seu cancelamento. Entretanto, dessa vez, o título estará a cargo do empreendimento de Suzuki, o estúdio Ys Net, uma vez que ele detém a propriedade intelectual da franquia. Shenmue 3 não teve muitos detalhes revelados ainda, mas a expectativa é enorme.

2) Bloodstained: Ritual of the Night (viabilizado em 2015)
Plataformas: PS4, Xbox One, Wii U, PS Vita e PC
Previsão de lançamento: março de 2017
Valor arrecadado: US$ 5,545,991

Bloodstained - Ritual of the Night

Koji Igarashi, produtor da série Castlevania entre 1996 e 2014, deixou a Konami em busca de novos desafios. Em 2015, lançou uma campanha para Bloodstained, que rapidamente alcançou grande repercussão e emplacou. O game lembra bastante os trabalhos anteriores de Igarashi e este é justamente o seu maior trunfo.

3) Torment: Tides of Numenera (viabilizado em 2013)
Plataformas: PC, Mac e Linux
Previsão de lançamento: último trimestre de 2015
Valor arrecadado: US$ 4,188,927

Torment é sucessor espiritual do clássico Planescape: Torment (PC), de 1999. Estava previsto para dezembro de 2014, mas sofreu um atraso significativo por parte dos responsáveis. O sucesso enorme do crowdfunding não foi o suficiente, pelo jeito, e o estúdio lançou uma nova campanha em seu site, pedindo mais dinheiro para finalizar o título.

4) Pillars of Eternity (viabilizado em 2012)
Plataformas: PC, Mac e Linux
Lançamento: já disponível (março de 2015)
Valor arrecadado: US$ 3,986,929

Com visual caprichado, Pillars of Eternity é uma sequência espiritual para o conceituado Baldur’s Gate. A crítica o recebeu de forma muito positiva: com média de 8,9 no Metacritic, foi um dos primeiros cases de sucesso do Kickstarter. Para a desenvolvedora Obsidian Entertainment, este é apenas o começo: pacotes de expansão estão a caminho, para a alegria dos fãs.

5) Mighty No. 9 (viabilizado em 2013)
Plataformas: PS4, PS3Xbox One, Xbox 360Wii U, Nintendo 3DSPS Vita, Linux, Mac e PC
Previsão de lançamento: primeiro trimestre de 2016
Valor arrecadado: US$ 3,845,170

Este aqui tá parecendo uma novela sem fim. Do produtor da série Mega Man, o conceituado Keiji Inafune, Mighty No. 9 já foi adiado várias vezes. Quando os fãs achavam que o jogo veria a luz do dia, o estúdio Comcept deu, mais uma vez, más notícias. Agora, quem quiser jogar o carismático título terá que aguardar até 2016. Disponível também em edição física, devido ao apoio de uma publisher, Mighty precisa sair logo… Se não, vai virar novela mexicana (alguém mais lembrou de Duke Nukem Forever?).

6) Broken Age: Act 1 (viabilizado em 2012)
Plataformas: PS4, PS Vita, Ouya, Android, iOSLinux, Mac e PC
Lançamento: já disponível (fevereiro de 2014)
Valor arrecadado: US$ 3,336,371

Quem imaginaria que um point-and-click (apontar e clicar) seria o responsável por provar que o crowdfunding é possível também para videogames? Mas estamos falando de uma criação de Tim Schafer, game designer que participou dos clássicos Grim Fandango, Full Throttle e Psychonauts. Com o mouse/tela de toque como elemento principal na jogabilidade, Broken Age trouxe uma narrativa bem construída e que, na prática, funcionou bem: prova disso é o 8,2 obtido no Metacritic. Uma sequência, “Act 2”, chegou em abril de 2015.

7) Yooka-Laylee (viabilizado em 2015)
Plataformas: PS4, Xbox One, Wii U, Linux, Mac e PC
Previsão de lançamento: outubro de 2016
Valor arrecadado: £2,090,104

Não cansamos de falar de Yooka-Laylee aqui no BitBlog. O título, idealizado por ex-funcionários da saudosa Rare (GoldenEye 007, Banjo-Kazooie, Perfect Dark), chega em outubro de 2016. O estúdio Playtonic anunciou algumas novidades recentemente: uma parceria com a Team 17 (responsável por Worms) vai acelerar o desenvolvimento do mesmo e colaborar com a parte de testes do projeto. Até aqui, não foi assegurada uma edição física, a distribuição será apenas em formato digital. Mas vamos ficar na torcida para que o cenário mude. Quem é fã mesmo de Banjo-Kazooie e guarda a caixa com o cartucho a sete chaves em casa, que nem eu, deve concordar ! :)


Este é apenas o início de uma nova tendência na indústria. No momento em que antecipa o financiamento dos projetos, as empresas menores ganham segurança para poder fazer o seu trabalho, sem ter que recorrer ao patrocínio das “grandonas” do mercado. Será essa a saída para a onda de jogos repetitivos que nós estamos vendo? A crise de criatividade acabou? Ficaremos na torcida.