Wikipedia completa 15 anos nesta sexta-feira - BitBlog

Wikipedia completa 15 anos nesta sexta-feira

A maior enciclopédia do mundo, a Wikipedia, está completando 15 anos de existência nesta sexta-feira. Lançada em 15 de janeiro de 2001 pelos norte-americanos Jimmy Wales e Larry Sanger, hoje ela está disponível em 273 idiomas e já totaliza 30 milhões de artigos, sendo 900 mil em português.

wikipedia fundadores

Jimmy Wales e Larry Sanger, os fundadores da Wikipedia

Para comemorar, a Wikipedia lançou um site especial em homenagem a seu próprio aniversário, contando mais sobre a história do site, trazendo depoimentos de utilizadores e revelando 15 curiosidades – que listamos abaixo.

CURIOSIDADES SOBRE A WIKIPEDIA

1) Milhões de pessoas trabalham de forma voluntária na Wikipedia para produzir, filtrar e editar o conteúdo. A primeira plataforma wiki (palavra com origem em um dialeto do Havaí que significa “rápido”) foi criada por Ward Cunningham.

2) Embora a enciclopédia seja o serviço mais conhecido, a Wikipedia também tem “irmãos”. Fazem parte da família o Wikitionary (dicionário), Wikibooks (livros gratuitos) e Wikiquotes (citações).

3) A primeira exposição da Wikipedia aconteceu em março de 2006, em uma universidade alemã.

4) Existem pelo menos 2 mil robôs atuando na Wikipedia. Eles ajudam os voluntários a filtrar o conteúdo, identificar vandalismo e alertar sobre artigos que necessitam de imagens.

5) Foi em 2007 que a Wikipedia entrou para a lista dos sites mais acessados do mundo. Atualmente ela está na sétima posição.

6) Os colaboradores da Wikipedia são chamados de “wikipedianos”.

7) A primeira imagem que foi subida para a Wikipedia através do Wikimedia Commons mostrava um par de codornas.

8) Um dos primeiros artigos da Wikipedia era sobre poodles. Ele dizia que era uma raça que servia de medida para falar a altura de outros cães. Tipo “ah, ele é um pouco maior que um poodle”.

9) A Wikipedia sempre se posicionou a favor da internet aberta e livre. Em 2012, o visual do site – que geralmente é branco e clean – ficou escuro em protesto contra o SOPA e o PIPA, projetos de lei dos Estados Unidos que foram acusados de ferir a liberdade da internet.

Momento em que a equipe da Wikipedia trocou o layout do site em protesto

10) George W. Bush, Michael Jackson, Jesus e Hitler estão entre as 30 páginas com mais edições na história da Wikipedia. A lista não tem artigos diretamente relacionados a tecnologia, mas alguns são sobre games: Wii, PlayStation 3 e RuneScape.

11) A Wikivoyage funciona como uma espécie de guia de turismo. Em 2013, os colaboradores fizeram um concurso para discutir qual seria a logo do site. Uma das propostas era uma cobra andando sobre uma toalha.

12) Sir Adrian Carton de Wiart’s foi um oficial militar do exército britânico. O artigo sobre ele teve mais de 3.500 retuitadas. O que chamou a atenção das pessoas? Adrian lutou na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. Segundo a própria Wikipedia, ele “levou tiros no rosto, cabeça, estômago, tornozelo, quadril e ouvido, sobreviveu a um acidente de avião, cavou um túnel para fuga de um campo de prisioneiros e arrancou os próprios dedos da mão esquerda a dentadas”. Depois de tudo isso, ainda falou que “gostou” da guerra.

13) Prezando pela transparência, os wikipedianos atualizam regularmente um artigo com controvérsias e polêmicas envolvendo a própria Wikipedia e seus fundadores.

14) Pesquisadores conseguem identificar ou prever surtos de doenças – como o ebola, na África, e até a dengue, no Brasil – mapeando as tendências de busca na Wikipedia. Quando uma doença começa a ser muito pesquisada no site, acende o sinal vermelho.

15) Se alguém quisesse ler os 5 milhões de artigos da Wikipedia em inglês, levaria 16 anos. Ah, e tem um detalhe: esse tempo seria sem pausas e sem dormir.