Melhor do Marketing traz curso de redes sociais para Recife

Melhor do Marketing traz curso de redes sociais para Recife

Se você é antenado com redes sociais e gosta de fotografia, provavelmente utiliza o Instagram. Mas sabia que fotos de gatos e comida são as predominantes na plataforma? Se você tem um smartphone e depende de mapas para se localizar e chegar ao destino, o Waze pode ser uma opção interessante. Mas sabia que ele pode enviar anúncios para motoristas que estão em um raio específico?

Muita gente não conhece a fundo os detalhes e particularidades das redes sociais, mas esse conhecimento é muito importante para marcas que pensam em estratégias para se promoverem no ambiente digital. Ele também é útil para os social media, profissionais que se dedicam a gerir mídias como Facebook, Twitter, Instagram, Periscope e Snapchat.

Quem estará no Recife para compartilhar dicas e orientações sobre tudo isso é o fundador do Melhor do Marketing, André Damasceno. Neste sábado (28) ele ministra um curso sobre gestão e inovação em redes sociais que deve durar o dia praticamente todo – vai das 8h30 às 19h.

Em entrevista ao BitBlog, André afirmou que não se considera um especialista em mídias sociais. Na conversa, deu para perceber que o curso, embora ofereça bastante conteúdo e passeie por temas como monitoramento e gestão de crise, tem como base o coaching e o neuromarketing. E isso é uma coisa muito boa, pois ajuda a entender aspectos do comportamento do internauta para otimizar o conteúdo e conseguir resultados mais efetivos, inclusive em campanhas. É uma abordagem menos técnica, que opta por focar nas interfaces marketing x publicidade x comunicação x psicologia.

Redes Sociais Ícones

ENTREVISTA

Como surgiu o Melhor do Marketing?

Foi em 2009, dentro da sala da faculdade. Eu estudava publicidade na Faculdade Novo Milênio, no Espírito Santo, quando surgiu um trabalho acadêmico e pensei em fazer uma revista para reunir conteúdo sobre todo o universo do marketing. O professor observou que eu trabalhava há dois anos com digital e sugeriu fazer algo diferente da revista. Assim nasceu o blog, que posteriormente virou empresa. Ele chegou a alcançar um total de meio milhão de usuários únicos.

Uma das áreas de atuação é o Wedding Marketing, que parece ser um nicho bem específico. Como isso funciona?

Eu me casei há dois anos e descobri que existem vários blogs com dicas para as noivas, mas não há ninguém orientando fornecedores de produtos e serviços para casamentos. Percebi que havia um nicho nesse mercado e ajudamos a trabalhar a presença digital dessas marcas. Ensinamos quanto cobrar por um trabalho de fotografia, quando e como investir na marca, como trabalhar a comunicação adequada para esse público e outros serviços. Temos até um curso só para wedding marketing que possui um feedback bem positivo. Não adianta chegar lá e fazer apenas a venda, é necessário trabalhar bem as redes sociais porque se trata de um público exigente, vivendo um momento importante.

O curso que você vai ministrar aqui no Recife não é só sobre gestão, mas também fala de inovação em redes sociais. Quais os cuidados com inovação?

A inovação precisa estar relacionada à obtenção de resultados. Temos um cliente que é uma gelateria e identificamos que esse público está migrando para o Snapchat. Eu posso criar um canal de conteúdo no Snapchat, mas sem um monitoramento eu não tenho como saber se estou conseguindo fazer uma conversão desses usuários em clientes. E, se não estiver, a inovação não adianta de nada.

Mas tem marcas cujo interesse principal é o branding, que é algo subjetivo. Como medir isso?

Existem indicadores, como engajamento e crescimento. Através deles, conseguimos determinar se as pessoas estão falando mais de você na sua página ou em um grupo do Facebook. No caso do Melhor do Marketing, ele faz um diagnóstico, como se fosse um médico mesmo. Através desse diagnóstico, identificamos a presença online do cliente e o que ela gera de conversação na internet.

A venda direta costuma ser ineficaz nas redes sociais. Hoje se trabalha muito o marketing de conteúdo, certo?

Sim, é uma forma mais atrativa para capturar a atenção das pessoas. Tenho um exemplo do mercado imobiliário que é um cliente que lança uma média de três novos empreendimentos por ano. Antes dos lançamentos, ele trabalha depoimentos de outros clientes e assuntos relacionados, mas sem falar especificamente do produto. Com isso, a marca vai sendo divulgada. Não se trata de vender imóveis, mas de provocar uma lembrança na mente do consumidor.

Quais as redes sociais mais interessantes para uma empresa investir?

Isso depende muito do porte e do tamanho da empresa. Por via de regra, marcas com um público muito jovem (como a geração Y) precisam estar mais atentas a Periscope, Snapchat e Instagram. Já as que focam em um público mais adulto, como agências de viagens, devem trabalhar bem o Facebook. A geração da minha mãe está descobrindo agora o Facebook, então a lógica é essa.

Um curso desses serve só para agências e profissionais social media?

É interessante também para os empresários porque eles contratam esses serviços e precisam saber o que cobrar e quanto cobrar. Muitos não têm noção das métricas e aceitam qualquer coisa no relatório. O curso ajuda a esclarecer melhor o que é um trabalho de social media e para que ele serve.

PERFIL

André Damasceno é publicitário, especialista em Marketing, Coach pela Academia Brasileira de Coaching e licenciado pelo BCI – Behavioral Coaching Institute. Criou em 2009 o blog O Melhor do Marketing, que se tornou referência nacional com artigos próprios e de colunistas nas áreas de social media, marketing de relacionamento, marketing e marketing digital. Em 2011, o blog virou empresa e se tornou um grupo de negócios, atuando na criação de projetos de marketing estratégico, educação/treinamentos, marketing digital e social media. Damasceno também é professor no MBA da Universidade Vila Velha, nas disciplinas de Planejamento Digital e Social Media e no MBA da Faculdade Católica Salesiana, na disciplina de Marketing de Varejo.

SERVIÇO

Curso de Gestão e Inovação nas Redes Sociais

Data: 28 de novembro de 2015
Horário: 08h30 às 19h
Local: Aika Empresarial. Rua Antônio Lumack do Monte, 96, Sala 604 – Boa Viagem, PE
Valor: R$ 350
Inscrições: Clique aqui