Twitter anuncia troca de CEO e mudança nas DMs

Twitter anuncia troca de CEO e fim do limite de caracteres para DMs

O Twitter anunciou, na última quinta-feira, que Dick Costolo deixará o cargo de CEO da companhia em 1º de julho, quando o posto será ocupado interinamente por Jack Dorsey. O principal executivo da rede social atuava na função desde o final de 2010, mas vinha sendo pressionado pelos investidores, que não estavam satisfeitos com os resultados da empresa. Na verdade, relatórios mostrando que o Twitter não crescia no ritmo esperado e tinha dificuldade em monetizar foram se tornando frequentes nos últimos anos. Justamente por isso não foi de se estranhar que o comunicado da mudança provocou uma reação positiva nas ações, que subiram 7%.

No seu perfil, Dick Costolo preferiu encarar a situação com humor e escreveu que finalmente estava virando tendência no Twitter, em referência aos trending topics. Ele também mandou um “bem-vindo de volta” para Jack Dorsey, que é co-fundador do Twitter. Como Jack assume o posto interinamente, não se sabe por quanto tempo ele permanecerá na presidência.

A rede social também anunciou outra novidade na quinta-feira. As mensagens privadas – conhecidas como DMs – deixarão de ter o mesmo limite de 140 caracteres válido para as tuitadas. A partir de julho, os usuários do Twitter poderão usar até 10 mil caracteres para se comunicar em particular com outras contas.

Vale lembrar que, no início do ano, a companhia implementou uma nova opção nas configurações de perfil que permitia a um usuário ser contactado por outro, mesmo que não o possua em sua rede. Com a permissão desativada, usuários só podem trocar DMs caso sigam um ao outro, o que obviamente era péssimo para marcas que utilizam o Twitter como SAC.

A pressão dos investidores, a troca de comando e a concorrência com o Facebook indicam que mais mudanças virão.